Pedirás tudo, e vos será concedido!

15 de agosto de 2016 Por Abel Cassiano Off

          “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. Vocês já estão limpos, pela palavra que tenho falado. Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto se não permanecerem em mim.Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e será concedido. Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.”    João 15:1-8

 

          Assim como nas parábolas, Jesus com ilustrações pretende explicar verdades a nós de uma forma fácil de entender. E todo o bom senso que usamos para ler as parábolas de Jesus devemos usar para interpretar suas ilustrações. Se forçarmos uma parábola ou uma ilustração além daquilo que ela esta realmente querendo dizer chegaremos em absurdos. Um exemplo disso é a ilustração de Jesus no capitulo 10 de João. Lá Jesus fala que ele é a porta das ovelhas. Mas alguns versos depois Jesus diz que é o bom pastor. Se formos forçar a entender isso sem ter em mente o que Jesus intencionava dizer, iremos gerar um grande problema. Como pode alguém ser uma porta e ao mesmo tempo ser um pastor de ovelhas?

          Não devemos pensar em um pastor de madeira, ou em uma porta pastoreando ovelhas. Isso é apenas uma ilustração. Jesus queria dizer que, assim como o lugar certo de se passar é a porta, e não o muro, assim também o certo é seguir o pastor, e não o mercenário e os ladrões. Assim, fica fácil de entender que o que Jesus enfatizou foi a necessidade que temos dele, e aqui não é diferente. Devemos extrair da ilustração tudo o que Jesus pretendia dizer.

          O que Jesus nos ensina com essa parábola é que nós não podemos viver longe dEle, porque ele é a verdadeira fonte de vida, da mesma forma como os galhos não podem viver longe da árvore. Se um galho estiver desligado da árvore, é impossível dar frutos. E nós, se nos separarmos de Cristo, ficamos impossibilitados de dar frutos á Deus:

          Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.       João 15:5

          E usando nosso bom senso, entenderemos esse verso da seguinte forma: Eu [Jesus] sou tudo o que vocês precisam. Se vocês estiverem em mim, a vida de vocês será cheia de obras que glorificam a Deus, pois, quem esta longe de mim não pode agradar a Deus.

          Não podemos pensar que aquela “coisa alguma“, que Jesus falou, significa “nada,  nadinha mesmo”. O termo “coisa alguma“, que ele usou, significa “fruto algum”, pois era exatamente esse o assunto que Jesus estava tratando. Quem esta nele dá muito fruto, e quem não esta, não dá fruto nenhum.

          Se interpretarmos errado o que Jesus diz, entenderemos que quem não tem Jesus não pode fazer nada, nem andar, comer, rir, se atirar no chão, contar uma piada, nem qualquer outra coisa. Mas, obviamente, o que Jesus está dizendo não é isso. Qualquer pessoa natural pode fazer coisas naturais, mas dar frutos a um Deus que é espirito, só aqueles que são nascidos do Espirito. Dificilmente alguém interpretaria essa passagem dessa forma ridícula. Sei que não podemos duvidar da capacidade das pessoas, mas eu nunca vi alguém falar uma coisa dessa. Apenas senti a necessidade de explicar isso para deixar evidente uma mensagem que vem 2 versos a frente desse:

          Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e será concedido.         João 15:7

          É meu amigo, é isso mesmo o que você esta pensando! Esse texto é o pior para dizer que Deus tem a obrigação de te dar o carro que você pedir. Esse texto não esta falando que você pode pedir qualquer besteira para Deus, como uma casa na praia ou  bençãos financeiras. Se interpretamos o termo “coisa alguma” do verso 5 como “fruto nenhum”, logo, devemos interpretar o “pedirão o que quiserem” do verso 7 como “pedirão o fruto que quiserem”. Não da pra fugir do contexto. Jesus não falou para pedirmos qualquer coisa, mas pedirmos o fruto que quisermos. Pense bem, se tem um galho ligado a uma videira, o que o galho pede à videira a não ser seiva para nutrir a produção de seus frutos?! Quando Jesus diz para pedirmos o que quisermos ele esta falando para pedirmos para dar muitos frutos a Deus.

          Convenhamos, se alguém interpretar as palavras de Jesus no verso 7 como uma carta aberta para pedirmos qualquer coisa a Deus (como um carro de luxo, casa na praia, um helicóptero ou um caminhão cheio de pamonhas), essa pessoa tem que admitir que sua interpretação está totalmente fora do contexto da ilustração de Jesus. Se não, devia também interpretar o verso 5 como a incapacidade de descrentes fazerem qualquer coisa natural, como falar ou andar, como expliquei anteriormente.

          Veja como é tolo a procura por ostentação e interesses carnais em Deus, essa pessoa esta pedindo à Deus algo para se alegrar com o mundo. E o que Tiago diz?:

Quando pedem algo a Deus, vocês não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres. Vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus. Tiago 4:3-4

          Na realidade, essas palavras são um conforto para corações tristes por causa pecado, para aqueles que buscam fazer a vontade de Deus mas seus membros pecaminosos buscam o pecado. Jesus diz: peçam para agradar a Deus, peçam para dar fruto a Deus e viver para a gloria dEle, e você receberá resposta a sua oração. Aquele que esta em Jesus da muito fruto. Como é confortante, ao coração regenerado, saber que Deus concederá a santificação e o crescimento para glorificar a Ele. Com essa promessa de Jesus, temos certeza que “aquele que iniciou boa obra em vós, há de concluí-la até o Dia de Cristo Jesus”, como disse Paulo em uma de suas cartas (Fp 1.6).

          Que nós possamos buscar dar frutos a Deus, para sua glória, e viver ligado em Jesus, fonte de vida. Orar para que Deus nos santifique, e que a sua palavra esteja em nossos corações nos guiando e nos limpando de todo pecado, para amarmos a Deus e a nosso próximo para a gloria de Deus.

 

Você Também Pode Compartilhar Para Outras Pessoas: