5 Dicas para ler a Bíblia com mais eficácia

9 de janeiro de 2017 Por El Shaddai Off

Na caminhada cristã sempre somos chamados a ler a palavra de Deus, mas normalmente, os cristãos tem algumas dificuldades para exercer essa prática regularmente, por ficar perdido, não saber onde deve começar e como fazer, ou até, ler um texto que parece não fazer nenhum sentido.
Por isso vamos dar 5 dicas de como ler a Bíblia!

Antes de tudo quero avisar que ao ler essas dicas você não estará habilitado a pastorear multidões, nem a ser um extremo defensor da fé, essas são dicas de como ler a Bíblia para ser um bom cristão e viver uma vida piedosa.
Por isso, vou dar 5 dicas de como ler a bíblia para edificação pessoal. Então la vai.

Confira depois: Melhores Bíblias de Estudo

 

1ª Faça uma leitura devocional

Para alguns, isso é tedioso e chato, mas esse é o melhor para sua vida pessoal cotidiana. Nem todos podem fazer grandiosos estudos todos os dias da semana de todos os meses do ano, e ainda bem que não! Nem todos foram chamados para essa missão. Então para os grandiosos cristãos que tem um emprego comum, uma vida piedosa em seu trabalho, escola e em sua casa não são obrigados a fazer grandes estudos nas escrituras (mas isso é bom e não esta proibido!), uma leitura devocional é a melhor pedida!

Com uma leitura devocional adequada a vida e testemunho deste cristão será grandiosa entre os homens e diante de Deus.

Para isso você deve saber como ler a bíblia, entender o que lê e saber aplicar. A leitura devocional é útil para aplicação pessoal, seu foco é nos deixar a semelhança de Cristo(Fp2) e cheios dos frutos do Espírito Santo(Gl5:22).

Como ler a Bíblia devocionalmente?
No mínimo sabendo o que você esta fazendo é claro, por isso quero te lembrar de algumas coisas:

Ore! Peça a Deus que te ajude, que ele te de entendimento iluminando sua mente.
Você não esta lendo para pregar! Então, não tente aplicar isso para as multidões, ou para a sua igreja. Encontrando algo excelente para uma pregação, anote e continue a leitura devocional, em uma ocasião melhor você estudará aquele trecho, mas agora é hora de aplicar as coisas a você e não a outras pessoas!
Não seja o acusador! não pense em mostrar uma passagem para seu irmãozinho pecador porque a bíblia aponta o erro dele, você até pode fazer isso, porém, o foco da leitura devocional não é esse, então, contente-se com as passagens que mostram o seu erro, e como você deve melhorar.

Como entender o que lê e saber o que ler? vamos ver isto mais a frente na dica 4.
Agora vamos conhecer o Cânon!

 

2ª Entenda o Cânon Bíblico

Para saber como ler a Bíblia devocionalmente você precisa saber que a Bíblia não é um livro, a Bíblia é um acumulo de 66 livros que foram escritos por profetas, sacerdotes, apóstolos e homens fiéis a Deus, todos eles foram inspirados por Deus para escrever estes livros, chamamos esse grupo de livros de Cânon Bíblico. Esses livros foram escritos em épocas bem diferentes.
Mas calma, eles não estão bagunçados! Eles estão organizadinhos, por isso se chama Cânon(Padrão, regra), eles estão ordenados por Temática.
Primeiro exitem 2 testamentos, Antigo e Novo testamento.
testamentosNo antigo esta escrito o que aconteceu antes de Cristo, e no novo esta o que aconteceu depois de Cristo.
Dentro deles exitem outros blocos

blocos

Se você decorar esses 5 bloco simples em cada testamento você já terá uma noção boa de como foi organizado, alem de te ajudar a entender as Histórias e enredos bíblicos. Vamos falar mais profundamente disso nas dicas seguintes.

Assim são organizados os livros, e é bem intuitivo.

Pentateuco são os cinco livros que contam as principais Histórias de antes da vida de Abraão, como Criação, Dilúvio, Torre de Babel e conta a vida de Abraão e seus filhos, a permanência deles no Egito,  a saída dos Israelitas do Egito e sua peregrinação.

Históricos são os livros que contam a História do povo Israelita.

Poéticos são os cânticos, provérbios e o acúmulo de sabedoria dos Israelitas.

Profetas Maiores são os escritos dos profetas que profetizaram por um período prolongado de tempo.

Profetas Menores são os escritos dos profetas que profetizaram por um período mais curto.

 

Evangelhos são os livros que contam das boas novas de Cristo Jesus.

Apostólico é composto de um livro que conta parte da vida dos Apóstolos de Jesus.

Cartas de Paulo são as cartas que paulo escreveu para as igrejas e para seus irmãos em Cristo.

Cartas Gerais são as cartas escritas pelos demais Apóstolos e lideres da Igreja.

Revelação é composto de um livro sobre as ultimas coisas que devem acontecer.

 

Sabendo isso será mais difícil se perder na leitura bíblica.
Para facilitar a busca de algum livro você pode tentar decorar os livros, e a sequencia dos blocos. Mas existe uma forma ainda mais simples. Você pode apenas decorar quais são os livros que começam o bloco e quais fecham o bloco(Destacamos eles nas imagens, eles estão com borda marrom), dessa forma você já consegue ter uma noção bem maior dos livros da Bíblia.

Outra coisa que você precisa saber é a ordem dos fatos bíblicos.

 

3ª Entenda a Cronologia Bíblica

A Cronologia Bíblica é a ordem em que os fatos Bíblicos aconteceram, parece bobo, porém já vi pessoas achando que a bíblia era um acumulo de frasezinhas de sabedoria, como se fosse um compilado de provérbios chineses, mas você sabe que não é isso, e se não sabe vamos te mostrar.

A linha histórica principal da bíblia é: como tudo começou, os principais fatos que aconteceram até Abraão, a vida de Abraão, Isaque e Jacó, a vida dos filhos de Jacó (os Israelitas) até Jesus, a vida e morte de Jesus o Cristo e finaliza com a vida e obra dos Apóstolos.

Basicamente esse é um resumo, e cada livro se encontra em uma época especifica

No inicio começa com o livro de Gênesis que esta na esquerda da imagem e indo para a direita até Neemias. Os livros que estão logo abaixo são aqueles que foram escritos na mesma época. Conforme você for lendo a Bíblia vera que todos os fatos fazem parte da mesma história.

Desta forma ficará muito mais simples entender cada fato na sua leitura bíblica, todos os livros do Novo Testamento foram escritos em um período bem curto de tempo e acontecem quase que todos paralelamente.

Você pode também encontrar algumas Bíblias que já oferecem organização cronológica.

Agora já estamos prontos para a próxima dica!

 

4ª Entenda o que esta lendo!

Parece piada não acha? mas não é, conheço muitas pessoas, muitas mesmo, que leem a Bíblia e não fazem ideia do que estão lendo, elas simplesmente passam o olho sobre as letras como se isso fosse santificar a sua vista, ou como se seus olhos ficassem mais santificados. Mas entender é crucial para a leitura bíblica.

Seguindo a dica numero 1 vamos procurar um entendimento para a Aplicação pessoal.

Dentro do Cânon Bíblico temos livros mais simples de entender do que outros, alguns exemplos são os evangelhos, as cartas de paulo e as cartas gerais, elas são bem mais simples que os livros Proféticos e o livro do Apocalipse.

Para aplicação pessoal precisamos entender o que Deus quer de nós, e precisamos entender como fazer  isso.
Alguns trechos da bíblia, como as cartas de paulo e as cartas gerais, são uma boa pedida para aplicação pessoal, porque elas falam explicitamente o que Deus quer de nós e como devemos agir. Outras passagens não são tão explicitas, então devemos nos esforçar mais ao interpretar para aplicarmos em nossa vida.

Nessas passagens em que a Bíblia não é tão explicita quanto ao que devemos fazer, como por exemplo passagens que contam uma História, podemos encontrar homens e mulheres que fizeram muitas coisas, e aqui esta o ponto, entenda o que essas pessoas fizeram e quais dessas atitudes Deus aprovou e qual delas Deus reprovou, dessa forma você pode se prevenir de erros que já foram cometidos nos relatos Bíblicos e praticar aquilo que teve a aprovação de Deus.

Você terá que garimpar, se esforçar, e pedir para que Deus ilumine sua mente, para que você possa entender as passagens.
Para auxiliar, você pode ler os comentários de sua Bíblia, ou comprar comentários bíblicos, o novo e antigo testamento interpretado e qualquer outro livro que te auxilie no entendimento bíblico.

Agora, a última dica para colocar tudo em prática.

 

5ª Faça leitura sistemática

Leia a Bíblia toda! ela parece grande e assustadora, mas se você ler com calma, poucos capítulos por dia, você terminará em pouco tempo, não precisa se preocupar em ler a Bíblia toda, apenas leia constantemente, de preferência, um pouco todos os dias.

E quando você menos esperar terá terminado. E então? terá cumprido seu objetivo na terra? não, comece de novo e de novo. Desta forma lendo repetidamente e sistematicamente você perceberá a mudança de sua compreensão bíblica.

Você também pode usar os vários planos de leitura anual da Bíblia que já foram organizados, mas a mais recomendada é a leitura natural, como ler a Bíblia naturalmente? comece em Gênesis e vá lendo até chegar em Apocalipse. Simples não é?

Outra coisa importante na leitura sistemática da Bíblia, você não é obrigado a ler só a Bíblia, ou fazer apenas o plano de leitura sistemática. Em alguns momentos você vai querer ler outras coisas, ou até, outras partes da Bíblia, e deixe-me te falar algo, fique a vontade, leia livros de bons escritores, leia as partes da Bíblia que você mais gosta, e quando estiver mais tranquilo retorne onde estava na leitura sistemática. E melhor, leia ambos, leia sistematicamente a Bíblia e leia outros livros como preferir. Mas não deixe a Bíblia de lado.

A leitura da Bíblia por completo é a melhor coisa que você pode fazer para seu crescimento, quanto mais você lê a Bíblia mais você entende dela, mais hábil você ficará, e poderá avançar cada vez mais na caminhada cristã, sendo mais parecido com Cristo, mais piedoso e cada dia mais feliz em Deus.

Gostou da leitura? Conheça a nossa livraria também https://elshaddai.com.br/

Leia também:

4 curiosidades sobre a bíblia sagrada que você precisa conhecer

Você Também Pode Compartilhar Para Outras Pessoas: