O que são Bíblias de Estudo?

2 de junho de 2017 Por El Shaddai Off

Por definição, as Bíblias de Estudo (veja mais) são Bíblias com recursos adicionais para o texto bíblico, que vão ajudar a descomplicar a sua leitura. Esses mecanismos podem estar na Bíblia de Estudo como notas explicativas sobre as passagens bíblicas, introduções aos livros bíblicos, resumos, mapas, dentre outras coisas.

Por isso, ela acaba sendo um recurso muito útil para facilitar o entendimento das Escrituras Sagradas, porque na maioria das vezes as passagens bíblicas acabam sendo subjetivas, reflexivas, metafóricas ou alegóricas, e isso pode dificultar a compreensão do leitor que ainda é leigo no assunto e está buscando entender melhor a palavra do Senhor.

As bíblias de estudo podem variar a sua abordagem de acordo com a linha doutrina e teológica das editoras responsáveis por sua publicação, ou seja, ao procurar por uma bíblia de estudo provavelmente você encontrará diversas bíblias de estudo diferentes e que seguem variadas linhas doutrinárias. Mas como saber qual bíblia se adéqua melhor ao que você está buscando?

O que são Bíblias de Estudo

Para responder essa pergunta, é preciso justamente que você leve em consideração a doutrina seguida pela igreja que você frequenta. Listarei abaixo alguns exemplos das bíblias de estudo mais conhecidas, de modo que te ajude e enxergar qual a que será mais útil para você. É importante ressaltar que não existe uma bíblia mais correta ou melhor do que a outra e que, por isso, a relevância da listagem não se dá por juízo de valor do conteúdo das bíblias, mas sim pela disponibilidade delas no mercado atualmente. Vejamos os modelos:

Bíblia de Estudo Thompson – É uma das mais renomadas Bíblias de estudo disponíveis. Ela possui um sistema de leitura em cadeia que é considerado um dos mais eficientes dentre esse tipo de bíblia. Esse sistema te permite estudar os dois Testamentos concomitantemente, de modo a fazer com que você entenda a relação dos acontecimentos bíblicos tanto no Velho Testamento quanto no Novo Testamento. Ela é praticamente uma enciclopédia Bíblica, que conta também com suplemento arqueológico, mapas, concordância, estudos bíblicos ilustrados, biografias, dentre outras coisas. É uma Bíblia de estudo bem ampla e com bastante conteúdo para auxiliar seus estudos.

Bíblia de Estudo NVI – Tem como seu principal diferencial o uso da tradução NVI (Nova Versão Internacional), no lugar da famosa tradução Almeida. Também é considerada como uma das mais completas atualmente e que possui uma linguagem bastante acessível ao leitor iniciante. Assim como a Bíblia de Estudo Thompson, traz itens como mapas e a concordância bíblica, e também outros pontos como introduções e um sistema de referências cruzadas.

Bíblia de Estudo Matthew Henry – Utiliza a tradução Almeida Revista e Corrigida e nela incorpora os comentários do grande pregador que dá nome a essa Bíblia de estudo. É uma das obras mais usadas dentro desse meio, pois possui um tom moral bem elevado e um estilo clássico. Ela consegue sintetizar os seis volumes dos Comentários de Matthew Henry, publicado em 1706, e propõe um estudo aprofundado do material que analisa.

Bíblia de Estudo Plenitude – Essa bíblia segue a doutrina pentecostal e é uma das mais completas do mercado. Ela foi elaborada por mais de 60 especialistas da área bíblica e o seu editor é o consagrado Jack W. Hayford, doutor em Teologia. Por ser tão abrangente e confiável, ela é indicada para os mais variados públicos, desde pastores e estudantes de teologia até aos mais leigos, que ainda estão ingressando no mundo da palavra de Deus.

Bíblia de Estudo de Genebra – Uma das mais importantes obras para estudo dos cristãos Reformados, com comentários de grandes pastores e estudiosos reformados. Esta Bíblia conta com concordância, cronologia, introdução aos livros, mapas coloridos, Referências bíblicas e Variantes Textuais, tabela de pesos e moedas, Notas de estudos Símbolos de fé das igrejas reformadas e outros recursos que vão auxiliar a compreensão da fé reformada.

Resumidamente, essas são as bíblias de estudo mais procuradas e indicadas para quem ainda está buscando a sua própria identidade nos caminhos da fé, mas independentemente de qual você escolher, tenha em mente que todas são ferramentas muito úteis e que vão te ajudar muito a entender melhor as Escrituras.

 

Você Também Pode Compartilhar Para Outras Pessoas: