6 truques para você estudar e entender melhor o livro sagrado

5 de fevereiro de 2020 Por El Shaddai Off

Neste texto, vamos apresentar 6 truques para você estudar e entender melhor o livro sagrado. Vamos lá?

Não é novidade para ninguém que os livros da Bíblia começaram a ser escritos antes de Cristo, ou seja, há mais de dois mil anos, em línguas como o hebraico, o aramaico e o grego antigo. E que, ao longo dos séculos, foram traduzidos e retraduzidos para muitos idiomas diferentes.

Assim, apesar de a Bíblia ser considerada um livro atemporal e de seus estudiosos poderem contar com a iluminação do Espírito Santo para assimilar as lições eternas, alguma ajuda se faz necessária para melhor compreensão da linguagem e do contexto em que as passagens foram escritas. E, se falamos em estudo, ele deve ser um hábito cultivado com disciplina de maneira permanente na vida.

Por onde começar a ler?

Existe um consenso de que, para quem está iniciando a jornada de estudos bíblicos, o melhor não é ler os livros na ordem em que aparecem, mas sim começar no Novo Testamento, com os Evangelhos, os Atos, as Cartas, pular o Apocalipse (que exige uma boa base em profecias), e depois ler o Velho Testamento na ordem. Isso porque é melhor ler o Antigo Testamento com uma ideia mais aprofundada de Jesus.

Mas, com relação à ordem em que os Evangelhos devem ser lidos, as opiniões se dividem: há quem indique ler Mateus, Marcos e Lucas antes de João, enquanto outros especialistas recomendam começar por João e depois ir para os outros três. Você pode ler João primeiro, ler os outros três e relê-lo depois, ou seguir a ordem.

Também é possível estudar a Bíblia por tópicos: procure, na sua edição, a lista de assuntos, e ao encontrar um que lhe interesse vá lendo os trechos selecionados, conforme mostrado a seguir.

Cultivar a disciplina

Atenção, esses são os 6 truques para você estudar e entender melhor o livro sagrado:

– Procure um lugar calmo, e um momento no seu dia em que possa se dedicar a isso, para criar uma rotina. Mas não se entregue à leitura do livro sagrado se estiver apressado, estressado ou cansado.

– A primeira atitude a ser tomada antes de começar o estudo bíblico do dia é orar ao Espírito Santo, pedindo-lhe que abra sua mente para a compreensão do texto. Sem isso, você lê a Bíblia como um livro qualquer.

– Faça um diário, sempre anotando pensamentos que lhe ocorrerem durante a leitura, além de respostas a perguntas como: quem está vivendo a história, o que aconteceu, por que, qual o autor do livro, o contexto em que foi escrito (atente-se às notas de rodapé e indicações para procurar outros textos bíblicos), etc. Também se usa anotar palavras para procurar no dicionário.

– A primeira leitura é para você se familiarizar com o texto, portanto, ele deve ser lido mais de uma vez, depois das primeiras anotações, para perceber outros detalhes.

– Procure perceber a lição por trás da passagem, e anote também formas de vivenciá-la na sua realidade.

– Deixe o texto falar por si, pois é um diálogo com o Espírito Santo.

Materiais indicados

– Uma Bíblia com linguagem mais atualizada;

– Pelo menos uma Bíblia com tradução diferente, para comparar;

– Caderno, caneta e, se quiser, marca-texto;

– Guia de estudo;

– Bíblia tópica;

– Uma concordância, que lista palavras bíblicas e seus significados hoje e de raiz.

Estes e outros livros para estudos bíblicos você encontra acessando nosso site. Confira!

 

Livraria Cristã El Shaddai

Você Também Pode Compartilhar Para Outras Pessoas: