Por Qual Parte Devo Começar a Ler a Bíblia?

11 de março de 2020 Por El Shaddai Off

Todo cristão que quer crescer na graça e no conhecimento sabe que existe um princípio básico para esse objetivo: ler a Bíblia. Porém, a Bíblia é um livro longo, denso, repleto de situações que exigem conhecimento de um contexto e por isso há sempre a dúvida sobre por qual parte devemos iniciar a leitura.

Como organizar a leitura da Bíblia?

Há mais de uma forma de se ler a Bíblia e claro que a sua preferência é o fator que deve determinar qual maneira será escolhida. Lembre-se: não há forma certa ou errada, há aquela que funciona para você e que te leva a uma plena edificação de sua vida espiritual.

Dentre as técnicas, podemos destacar as seguintes:

Organizações comuns

– Organização tradicional: Sabemos que os livros não foram inseridos na Bíblia numa ordem cronológica de escritura ou por uma linha temática, mas sim por critérios de genealogia, reinados e narrativos.

Uma boa ideia é seguir exatamente a ordem em que os livros aparecem na Bíblia, iniciando em Gênesis e finalizando em Apocalipse, assim, você terá percepção histórica de como os fatos se sucederam e compreenderá o desenvolvimento da narrativa bíblica enquanto uma história que conta com começo, meio e fim.

– Organização por data de escritura: Se seu objetivo é conhecer a palavra de Deus tomando por base a ordem temporal em que os livros foram escritos, essa pode ser uma boa técnica a se escolher.

Você precisará de um manual bíblico de qualidade para te ajudar a saber em qual ordem os livros foram escritos de acordo com os estudos e achados históricos. Segundo vários especialistas, o livro de Jó é a escritura mais antiga dentre todas aquelas que compõem nosso livro sagrado.

Organizações inovadoras

– Organização temática: Quer se aprofundar em temas específicos? Que tal fazer um passeio pela Bíblia procurando por passagens que estejam relacionadas ao assunto que você busca?

Essa técnica te permite fazer um levantamento bastante aprofundado sobre o (ou os) assunto que você está interessado no momento, além de te permitir criar maiores conexões entre os fatos.

A famosa Chave Bíblica, já tão tradicional na vida daqueles que estudam a Bíblia, ou um manual serão seus assistentes quase que obrigatórios para que a técnica tenha sucesso e funcione plenamente.

– Organização regressiva: Querendo compreender por que nossa humanidade está da forma como está? A organização regressiva pode te ajudar nessa tarefa.

Nessa técnica, você fará o caminho inverso da organização tradicional: a leitura será feita do livro do Apocalipse até o livro de Gênesis, ou seja, de trás para frente. Isso porque conseguimos ter uma visão mais apurada das razões que motivam as situações que vivemos hoje quando lemos inicialmente o que está mais próximo de nós cronologicamente.

Outra opção que também permite a organização regressiva é ler primeiramente o Novo Testamento e depois o Antigo Testamento. Você pode, inclusive, traçar paralelos comparativos entre um testamento e outro.

Ter bons livros à mão, que vão te auxiliar tanto na organização quanto na compreensão da Bíblia, é essencial. Se você estiver procurando por ótimas alternativas de literatura, nossa página está recheada de sugestões. Não deixe de conferir, clique aqui para ter acesso a nossa biblioteca!

Leia também:

6 truques para você estudar e entender melhor o livro sagrado

Você Também Pode Compartilhar Para Outras Pessoas: