3 Conselhos Sábios do Livro de Provérbios

13 de março de 2020 Por El Shaddai Off

As lições e conselhos apresentados em um dos livros mais bonitos e práticos da bíblia são atemporais. O livro de Provérbios é um convite à busca constante da sabedoria e do conhecimento de Deus.

Nele, podemos encontrar ensinamentos a respeito de muitas questões comuns à existência humana e à própria jornada do cristão.

Os Provérbios bíblicos são atribuídos ao homem mais sábio que já existiu: o rei Salomão, filho de Davi. Desde os primeiros capítulos, somos exortados a reconhecer a sabedoria como um verdadeiro tesouro e a buscá-la com todos os nossos recursos.

Por isso, confira, a seguir, alguns dos principais conselhos do Livro de Provérbios. Acompanhe.

1 – Reconhecer e aceitar a verdadeira sabedoria

Um dos princípios mais enfatizados em Provérbios é o fato de que a verdadeira sabedoria vem de Deus. Assim, a busca pelo conhecimento estará incompleta sem o temor e amor a Deus.

Reconhecer essa verdade central lhe permitirá avançar através das diversas etapas de obtenção da sabedoria.

“Meu conselho é a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento, minha é a fortaleza.” (Provérbios 8:14)

Dessa maneira, aceitar as palavras divinas é o mesmo que abrir a sua mente e seu coração para o verdadeiro conhecimento.

“Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras.” (Provérbios 4:10)

2 – Buscar com afinco e persistência o conhecimento

Estudar com diligência e de forma séria a bíblia vem logo em seguida, uma vez que você tenha se comprometido.

“Se clamares por conhecimento, e por inteligência levantares a sua voz, (…) então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus.” (Provérbios 2:2-3)

A busca pela sabedoria deve ser tratada como a busca por um valioso tesouro.

Isso exige que o cristão cultive uma atitude de extrema necessidade da sabedoria verdadeira, como o sedento por água fresca, só assim ele poderá procurá-la com tudo o que tem disponível e com um coração sincero e ávido por conhecer os mistérios de Deus.

“Porque melhor é a sabedoria do que os rubis, e nada do que desejares pode ser comparado a ela.” (Provérbios 8:11)

Além disso, o livro de Provérbios também faz uma importante promessa para aquele que busca a verdadeira sabedoria: tudo o mais lhe será acrescentado. Portanto, o conhecimento verdadeiro traz consigo bons e abundantes frutos e, assim, deve ser o objetivo principal da vida.

O sábio viverá em paz e segurança, será honrado com justiça, procederá de maneira inteligente e justa, verá com clareza, prosperará, edificará a sua casa, será bem quisto por Deus e pelos homens, entre muitos outros.

3 – Consolidar e praticar a verdadeira sabedoria

Existe um processo de interiorização dos ensinamentos. Por isso, eles devem ser reforçados e revistos continuamente para que se tornem cada vez mais integrados às ações, palavras e comportamentos do cristão.

Consolidar os ensinamentos recebidos, não apenas a partir da leitura, mas também na vida prática é fundamental.

“O homem sábio é forte, e o homem de conhecimento consolida a sua força.” (Provérbios 24:5)

Eles devem ser tratados como recursos concretos, lições norteadoras, que podem ser usados para lidar com situações de desafio, por exemplo, e não apenas como conceitos teóricos.

 

Leia também:

Por que incentivar a leitura bíblica é importante a vida das crianças

Você Também Pode Compartilhar Para Outras Pessoas: