Descrição
Comentário Isaías 1-39
UMA ABORDAGEM DISPENSACIONALISTA DA DOUTRINA DO FIM DOS TEMPOS
MENSAGENS DE JULGAMENTO E ESPERANÇA
O livro do profeta Isaías é a terceira maior obra literária completa da Bíblia, superada apenas por Jeremias e Salmos. Citado 65 vezes diretamente e inúmeras vezes aludido no Novo Testamento, Isaías possui um papel central para o entendimento de toda a Bíblia.
Este comentário acredita que o livro inteiro foi escrito pelo mesmo autor, Isaías, cujo ministério ocorreu provavelmente entre 740 e 680 a.C. e cujo nome – “Javé é salvação” ou “Javé salva” – é uma denominação adequada para um profeta que fala tanto sobre a salvação que Javé traz ao seu povo.
Por que estudar profecias tão complexas e longas? Porque o livro de Isaías é uma profecia rica em teologia, especialmente profecia messiânica. Além disso, podemos aprender duas lições na revelação dada a Isaías: (1) vemos que Deus permanece fiel e que sempre podemos confiar nele; e (2) somos lembrados da verdade de que Deus sempre cumpre suas promessas.
Dividido em duas partes, o presente comentário abordará o conteúdo dos capítulos 1 a 39, que trazem várias mensagens de julgamento da parte de Deus para Israel e as nações vizinhas. Contudo, volta e meio também lemos promessas maravilhosas de um futuro cheio de paz e união.