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Wittgenstein e Religião

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Descrição

Wittgenstein e Religião

As ideias filosóficas de Wittgenstein tem uma relação maior com a metodologia em filosofia da religião. Estas questões metodológicas são centrais nesta coleção de ensaios. Mesmo quando os ensaios são especificamente sobre Wittgenstein, a exposição nunca é seu principal objetivo. Esta coletânea não é chamada Wittgenstein on Religion (Wittgenstein sobre Religião)Antes seu objetivo é dar um tipo de atenção às características particulares de seu trabalho. Mesmo quando nós estamos expondo seu trabalho nós podemos falhar, na prática, em dar este tipo de atenção às questões às quais estamos engajados. Na minha experiência, isto é em parte alguma mais evidente do que quando nós nos voltamos das discussões em lógica, epistemologia ou filosofia da mente para a discussões da crença religiosa.
No primeiro ensaio ‘Filosofia, Teologia e a realidade de Deus’, por exemplo, eu aponto para como é fácil esquecer o fato que na discussão filosófica da realidade de Deus, nós estamos discutindo um tipo de realidade. Ao perguntar se Deus é real, não podemos simplesmente assumir que nós conhecemos o que ‘real’ significa neste contexto. Se nós acreditamos ou não em Deus, uma tarefa de elucidação conceitual permanece.

No segundo ensaio, ‘Sublime existência’, eu exploro a sugestão que Anselmo estava preocupado com elucidação conceitual. Ele queria entender o que ele já acreditava. Por exemplo, ele queria enfatizar que seja o que for que é caracterizado por realidade de Deus, não é aparentado com nada que começa a existir e deixa de existir. Crentes falaram da necessidade da existência de Deus. Alguns filósofos disseram que falar da existência de Deus não faz sentido. Outros filósofos responderam dizendo que nenhuma conclusão definitiva pode ser alcançada sobre isto dado que nós, seres humanos, não temos entendimento da realidade última ou das necessidades que a caracterizam. Estes são dois exemplos, entre outros, do que Wittgenstein chamou a tendência a sublimar a lógica de nossa linguagem. Na primeira visão, critérios de significado alheios são impostos sobre a crença religiosa. Na segunda visão, é permitido dizer que a crença religiosa pode ter significado, porque a justificação para o que nós queremos dizer está em alguma realidade metafísica. Ambas as visões falham em perceber que o que nós necessitamos é ser claros sobre a situação, a saber, como nós falamos da necessária existência de Deus no contexto da crença religiosa. A claridade a ser alcançada é essencial para um entendimento tanto do ateísmo como para um entendimento da crença religiosa.

Informação adicional

Peso 0,500 kg
Autor

Editora

ISBN

9786556190303

Páginas

316

Acabamento

Brochura