Descrição
“Muitos pensam que respeitar as crianças e suas vidas psíquicas significa abandoná-las a si mesmas, mantê-las na passividade, quer dizer, não fazer com que trabalhem mentalmente. É totalmente ao contrário! Quando se toma por base os dinamismos naturais ou, dito de outro modo, quando a educação segue a psicologia específica do desenvolvimento humano, permite-se não apenas um progresso rápido e largo da cultura, mas ainda um reforço da personalidade. […] Hoje, a maioria das crianças que encontramos são instáveis, preguiçosas, desorganizadas, violentas, teimosas, desobedientes, etc.: elas são funcionalmente doentes. Mas podem curar-se submetendo-se a uma espécie de higiene mental. Elas podem se normalizar. Nesse caso, elas também se tornam crianças disciplinadas capazes de apresentar muitas surpresas felizes. O que se chama de ‘Método Montessori’ gira em torno desse ponto essencial”. “A obra presente contém uma parte essencial dessa verdade de Maria Montessori. Ela constitui uma chave para penetrar na obra imensa e profunda dessa educadora formidável, que foi, talvez, a maior de todos os tempos”. Renilde Montessori