Oferta!

A Gênese Da Predestinação Na História Da Teologia Cristã

R$32,47
ou R$ 31,82 pagando com PIX
FORA DE ESTOQUE

Fora de estoque

SKU: 9788566480610 Categoria:
Você Também Pode Compartilhar Para Outras Pessoas:

Descrição

O Filósofo existencialista francês Jean Paul Sartre disse que o homem ”está condenado a ser livre”. Todavia, os conceitos de condenação e liberdade não se complementaram. Mas o paradoxo permanece: até que ponto o homem é livre e em que sentido essa liberdade é limitada por circunstâncias internas e externas?

Agostinho, Bispo de Hipona e doutor da igreja, buscou responder essas questões em sua vasta obra. No decurso das controvérsias maniqueísta, donatista e pelagiana, ele desenvolveu seu pensamento sobre o pecado e a graça, e seus desdobramento extensivos ao livro-arbítrio humano e à predestinação divina.

Mas será que o pensamento de Agostinho sobre o pecado e a graça representa fielmente o ensinamento que ele recebeu da igreja através dos mestres que o precederam? ou as demandas em que se viu envolvido o desviaram do ensino comum da igreja acerca dessas questões?

É fato que nenhum grande pensador constrói seu sistema de crenças sem pensar por períodos de ajustes e mudanças. Agostinho não foi exceção. Nesse trabalho, serão observadas as etapas que culminaram na maturidade teológica do pensamento de Agostinho, pontuando as implicações que cada momento teve na construção do seu edifício teológico.

Ao considerar a verdade que os principais dogmas da religião cristã começaram a brotar da mente desses antigos teólogos, deve-se, sem negligenciar a Bíblia – que é a ”Lâmpada para os pés” na jornada em defesa da verdade -, atentar para os esforços dos mestres que ensinaram esta mesma Palavra (HB 13.7). E Agostinho, certamente, figura entre esses grandes mestres da igreja que merecem atenção especial.

Desconhecer o passado impossibilita uma correta compreensão do presente. Se a igreja não tiver uma boa compreensão da sua história, assemelhar-se-á a uma pessoa desmemoriada, e, portanto, incapaz de usufruir uma vida com qualidade. Somente o conhecimento da verdade histórica torna possível entender o tempo presente e vislumbrar um futuro glorioso para a igreja. E foi o próprio Senhor Jesus que afirmou ser o conhecimento da verdade libertador (Jo 8.32).

Informação adicional

Peso 0,270 kg
Autor

Editora

ISBN

9788566480610

Páginas

214

Ano

2014

Acabamento

Brochura