Descrição
A Hermenêutica Do Espírito
Como ouvimos a voz do Espírito nas Escrituras? Depois de fazer uma exegese responsável, de que forma podemos esperar que o Espírito aplique o texto à nossa vida e às nossas igrejas? Em A hermenêutica do Espírito, o estudioso da Bíblia, Craig Keener, discorre sobre essas questões, articulando meticulosamente como a experiência do Espírito que capacitou a igreja no Dia de Pentecostes pode e deve moldar de modo dinâmico nossa leitura das Escrituras nos dias de hoje.
Keener examina o que significa a interpretação orientada pelo Espírito, explora as implicações de uma epistemologia da Palavra e do Espírito para a hermenêutica bíblica e mostra como as Escrituras em si modelam uma apropriação experiencial de sua mensagem. Ao aproximar Palavra e Espírito, muitas vezes separados pelas abordagens cristã, acadêmica e experiencial, A hermenêutica do Espírito descreve uma maneira de ler a Bíblia que é fiel tanto ao texto bíblico inspirado pelo Espírito quanto à experiência do Espírito entre os crentes.
Se quisermos levar a Bíblia a sério,poucos assuntos são mais importantes hoje do que a relação entre hermenêutica e o Espírito Santo. Craig Keener acertadamente insiste que hermenêutica ”espiritual” inclui o pentecostalismo global,mas também vai bem além disso. Precisamos de atenção meticulosa ao significado do texto para refrear o subjetivismo indevido […] Eu recomendo calorosamente essa abordagem informativa e sensata sobre esse assunto de suma importância.
Anthony Thiselton, University of Nottingham
Nesse estudo paradigmático, Craig Kenner une o que há de melhor na erudição bíblica à sua experiência carismática e a seu contato com a maior parte do mundo acerca da dimensão espiritual e sobrenatural. Esse certamente será, por muitos anos, o melhor livro no que diz respeito à hermenêutica pentecostal e carismática.
Allan H. Anderson, University of Birmingham