Descrição
A Oliveira Santa
Importante análise teológica de Israel na Carta aos Romanos para que os cristãos tenham comunhão fraterna com judeus e gentios. Ainda hoje Israel continua no centro das atenções do mundo.
Categoria: Comentário Bíblico, Exegese, Teologia, Interpretação bíblica, Estudo bíblico, Cristianismo, História e Igreja.
Público-alvo: Pastores, líderes, cristãos em geral, seminaristas, alunos e professores de Teologia.
O foco central deste livro é analisar o ensino de Paulo sobre Israel e os judeus na Carta aos Romanos. Esta reflexão torna-se significativa pela relevância que Israel recebe nas páginas da Bíblia e no mundo geopolítico daquela época e de agora. A nação de Israel foi plantada por Deus em uma terra que é a confluência dos caminhos do mundo. O ponto de conexão entre os continentes africano, asiático e europeu passa pela estreita faixa de terra entre o Mediterrâneo e o deserto da Arábia.
“Por ser um estreito de terra ligando os continentes da África, Europa e Ásia, esse lugar, e nenhum outro, estava perfeitamente situado para estender a bênção da aliança de Deus ao mundo inteiro. Foi por esse motivo que o profeta Ezequiel, mais tarde, declarou que o povo de Deus estava situado ‘na parte central da terra’, e que Jerusalém estava instalada ‘no meio dos povos (Ez 38.12; 5.5)”.
Ainda hoje Israel continua no centro das atenções do mundo. Ela é “o olho do furacão” da humanidade e foco de atração permanente para os cristãos pela sua proeminência na Bíblia e nos planos de Deus.