Descrição
A Vida De David Brainerd
Nenhuma história mais sublime já foi registrada nas crônicas terrenas do que a história de David Brainerd; nenhum milagre atesta com intensidade mais divina a verdade do cristianismo do que a vida e obra deste homem. Sozinho, em terras selvagens na América, lutando dia e noite contra uma doença mortal, sem preparo formal para o cuidado de almas, tendo acesso aos índios na maior parte do tempo apenas por meio de um intérprete pagão desleixado, com a Palavra de Deus no coração e nas mãos, sua alma ardia, com a chama divina, por um lugar e um tempo em que pudesse derramá-la em oração diante de Deus; estabeleceu a adoração a Deus e assegurou resultados benevolentes. Os índios passaram por grandes mudanças, das mais vil intoxicação por um paganismo ignorante e degradante até se tornarem cristãos puros, devotos e inteligentes; todos os hábitos condenáveis foram abandonados; os deveres externos do cristianismo, de uma só vez, adotados e seguidos; a oração em família, estabelecida; as graças internas da religião, exibidas com crescente doçura e força.
– E.M. Bounds
Que cada pregador leia atentamente sobre a vida de Brainerd. Que sejamos seus imitadores, assim como ele o era de Cristo, em absoluta devoção pessoal, sem dar ouvidos ao mundo e em fervente amor a Deus e aos homens.
“Ao ler o diário de Brainerd, compreendi melhor o valor da biografia de um cristão. Gozei de muita doçura (usando a linguagem de Brainerd) lendo sobre os últimos meses de sua vida… Senti-me muito encorajado ao refletir sobre uma vida de santidade, à luz da possibilidade de uma morte precoce.”
– Jim Elliot
Sobre o autor:
Jonathan Edwards foi pregador congregacional, teólogo calvinista e missionário aos índios americanos, e é considerado um dos maiores filósofos norte-americanos. O trabalho teológico de Edwards é muito abrangente, com sua defesa da teologia reformada, a metafísica do determinismo teológico, e a herança puritana.