Descrição
A Vida Fora Da Lei
A fim de iluminar os ensinamentos da tradição judaica sobre diversas problemáticas acerca do tema, este estudo se propõe a seguir o modo interpretativo do texto talmúdico. O leitor judeu encontrará nele uma familiaridade com os conceitos da hermenêutica clássica, com sutilezas das interrogações rabínicas e a apresentação de opiniões diversas, variadas e, às vezes, contraditórias. O leitor que não é judeu descobrirá nele um pensamento que não faz a economia de nenhum pormenor, que demora no aspecto prático do mandamento e não na sua simbologia, que apela para uma capacidade lógica de reflexão aguçada e que não teme nem os tabus nem os assuntos controvertidos. Esta leitura assídua e próxima do texto de referência talmúdica nos permitirá considerar um aspecto mais específico do pensamento judaíco.
“Aquele que salva uma vida salva o mundo”: a salvaguarda da vida encontra-se no coração da experiência histórica do povo judeu. Ela está em toda parte: nas anedotas,na prática dos sábios e no centro dos comentários dos rabinos. Essa primazia da vida encontra-se no fundamento de toda ética e vida em sociedade. Trata-se de uma revelação contida no livro ou de uma lei natural acessível ao nosso bom-senso?
Por outro lado, a intervenção pela vida pode entar em conflito com outros preceitos da Torá. Salvar uma vida no sábado é fazer uma exceção. Contudo, a primazia concedida à vida poderia se transformar em “idolatriada da vida”?
Na hora em que o preço da vida humana mobiliza as consciências, na hora também em que as vidas humanas pesam pouco nos conflitos e ambições, a tradição judaica, fazendo compreender uma reflexão singular, vai ao encontro das preocupações universais.