Descrição
A primeira epístola aos Coríntios tem lugar de destaque na literatura bíblica e na tradição cristã. A ela muitas vezes se recorre na tentativa de resolução de problemas sérios que dizem respeito ao comportamento do cristão o mundo e à vida comunitária, em todas as suas múltiplas variações: relações de poder entre grupos rivais, papel da mulher, vivência dos carismas, etc. A epístola tem decisiva importância na vida ética do cristão, por um lado; e também na vida comunitária e no pensamento institucional, por outro; daí o lugar de destaque da epístola para a Eclesiologia, Pneumatologia e Ética Cristã.
Amor é uma palavra gasta na literatura e também no mundo religioso. Ele se presta com eficiência à tarefa de operar, quase sempre, uma idealização que representa a superação dos dilemas dos vazios da existência, individual ou coletiva.
Este livro apresenta estudo do capítulo de 1 Coríntios 13, para o qual ”amor”, sob o ponto de vista religioso, passou a ser a síntese de procedimento que regulam a vida cristã. Há muitas implicações daí decorrentes. A análise exegética vai tentar descobrir o sentido sobre ele projetado no contexto específico do capítulo e da epístola, cuja moldura circunscreve tensões desafiadoras da vida em comunidade. É sob esse prisma que está circunscrito o sentido de Ágape.