Descrição
Anjos, Demônios E Igreja
Hoje vivemos num tempo de cultura líquida e imediatista, onde pensar e raciocinar sobre assuntos complexos ou confusos, não faz mais parte da grande maioria das pessoas em geral. E depois do advento do Google, ler, meditar, comparar, avaliar e aplicar bons conteúdos a vida do homem de hoje, ficou muito difícil.
Dentro do ambiente teológico infelizmente o perigo de demandas maiores, agendas cheias e emergências enfrentadas por formadores de opinião tem se resumido mais em rompantes teológicos do que teses e dissertações profundas em teologia ou eclesiologia.
Na igreja atual, pensar é perigoso, raciocinar é algo profano. Às vezes quem pensa muito é tomado como um radical. Dentro de nosso ambiente eclesiástico me parece que criatividade é a arte de esconder a fonte. Como vemos “intelectuais” da igreja repetindo frases e pensamentos de outros como se fossem de sua própria autoria. Que pobreza intelectual.
Mas há esperança… O livro que você segura em suas mãos é fruto de pesquisa bíblica, ponderação exegética, prática a serviço do cristão e da igreja. Simples, profundo e prático. O Pr. Gabriel, como gosto de chamá-lo, é um inquieto pensador, adora uma questão apologética, mas acima de tudo, tem crescido demais nestes últimos anos, o que o torna um líder entre líderes, que ainda produzirá muito compêndios como este como poderemos ver nos anos subsequen-tes ao do lançamento de mais este livro de sua autoria.
Sempre incentivei jovens pastores e talentosos adolescentes a alçarem voos ainda maiores na área teológica. Sempre que possível, faço de pregações entre a juventude, um verdadeiro meio de incentivo para que novas gerações transformem o mundo de hoje, através da produção de boa literatura. Pois creio que as futuras gerações precisam ser impactadas.
Quanto aos temas deste livro, sei que nossa cultura em sua brasilidade, traz consigo tantos misticismos e crendices sobre anjos e demônios, que implicam diretamente na teologia prática da igreja.
Ao olharmos rapidamente para as igrejas históricas, vemos um zelo doutrinário invejável, mas pouco fervor; olhando para as pentecostais, vemos fervor porém, sem bases bíblicas. Olhando para as neopentecostais vemos fervor e sentimento bíblico, mas em total superficialidade doutrinária. Olhando nos apostólicos percebemos textos bíblicos só como pretextos para suas pregações e práticas pastorais.
Sendo assim, o que nós devemos fazer para alinharmos as posturas e práticas doutrinárias? Para buscarmos uma teologia bíblica e prática da fé? Para dialogarmos com as pessoas de hoje, que em sua maioria estão fora dos nossos “rebanhos” e igrejas?
A resposta está na Palavra de Deus e nos pensadores, nos pastores, nos mestres e teólogos deste tempo, não há outra saída. Mas não qualquer um, me refiro a autores que amem a Palavra de Deus e não deixem a Bíblia em segundo plano, apenas como pano de fundo para a teologia contemporânea.
Por esta razão temos em nossas mãos este livro que versa sobre temas atuais, sem a pretensão de ser inovador, mas de ser simplesmente bíblico e espontâneo, o que torna sua leitura muito agradável.
Os anjos sempre ocuparam um lugar doce e memorável no intelecto humano, já os demônios sempre causaram um sentimento sombrio e obscuro na alma do ser humano. Para desmitificar, informar e ampliar estes temas, nada melhor do que este livro.
Já a sua aplicação à igreja, como propõe o nobre autor, é algo para ser usado com firmeza e critérios de prática cristãos, no dia a dia das nossas igrejas.
Nosso querido autor não tem a pretensão de esgotar os temas, mas uma coisa ele faz muito bem… Nos instiga a lermos e raciocinarmos ao mesmo tempo porém, de forma muito agradável, natural e fluída.
Assim como os demais livros da coleção, este também é fonte para um aprendizado rico, saudável e prático do conteúdo bíblico a respeito dos assuntos aqui tratados, a saber: anjos, demônios e a Igreja.
Espero de coração que este livro inspire você da mesma forma que me inspirou; nos levando a ver anjos como agentes de Deus e demônios como agentes de satanás, para percebermos que a vida humana corre riscos e perigosos, sendo necessário que nosso Pai celestial seja invocado a cada dia na vida de cada um de nós, cristãos. E que, por meio deste livro possamos entender que, a Igreja precisa renovar e reavivar seus valores eclesiásticos nestes tempos, voltando-se para as Escrituras. A Deus Toda Glória!
PR. VAGNER VAELATTI
Mestre em Missões Urbanas – Westminster Teological Seminary (EUA), Bacharel em Teologia – Seminário Teológico Batista do Sul e Pastor da Igreja Batista Boas Novas