Descrição
Vivemos em tempos difíceis. As tensões têm crescido, e a intolerância agressiva marca o nosso cotidiano. Talvez um dos mais delicados casos que refletem essa realidade se expresse na visão a respeito dos povos árabes e muçulmanos. O tom geopolítico ganha força quando o tema é Israel/judeus versus Palestina/Árabes.
Isso tem criado e agravado sérios problemas. Incita o racismo, o preconceito generalizado, facilita o fanatismo religioso, promove o antissemitismo, motiva o terrorismo e facilita a entrega ideológica de almas ingênuas sedentas de sentido para a vida. É lamentável. Muito triste.
Neste ambiente inconscientemente eurocêntrico, historicamente semitofóbico (o que inclui árabes e judeus), nossa leitura bíblica tem sido tendenciosa e parcial.
É lamentável que o mundo árabe, emblematicamente percebido na figura de Ismael e de sua mãe Agar, seja vitimado e prejudicado pela visão equivocada de tanta gente em nosso contexto religioso ocidental. As leituras viciadas e frágeis apenas servem para causar problemas e descompassos.
Grande é a minha gratidão a Deus pela oportunidade de ver como a graça do pai alcança poderosamente Israel e os judeus, na aliança estabelecida por Deus, e também como essa mesma graça transborda para fora de Israel, alcançando os gentios. Com destreza, perícia exegese responsável, sensibilidade profunda e justiça, o Dr. Maalouf retira de nossas a lama da ignorância e nos faz enxergar muito nas areias desérticas das terras bíblicas. A obra é indispensável.
É hora de voltar nossa atenção para as Escrituras, enxergar os caminhos do Pai celestial e participar desse grande triunfo do amor insondável de Deus.
Luiz Sayão
Igreja Batista Nações Unidas
Faculdade Teológica Batista