Descrição
O apóstolo Paulo recomendou aos Gálatas o seguinte: ” …deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana. Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem” (Gl 5. 16-17 – NTLH).
Os pecados de prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, ciúme, inveja, ambições egoístas, contendas de palavras, inimizades, iras, homicídios, discórdia, facções, bebedeiras, orgias e ”coisas semelhantes à estas” são obras da carne que identificam a natureza pecaminosa do velho homem. Por outro lado, a natureza santificada do novo homem é revelada pela produção do fruto do Espírito, o qual apresenta as seguintes virtudes: amor, alegria, paz, longanimidade, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.
”As obras da carne e o fruto do Espírito” é um livro que foi escrito com o objetivo de fazer uma exposição do que a Bíblia revela sobre os pecados da carne listados em Gl 5. 19-21 e as virtudes cristãs que caracterizam o Fruto do Espírito, conforme Gl 5. 22-23.