Descrição
A Bíblia E Seus Interpretes
Uma “história da interpretação” indispensável para professores, estudantes de teologia, e para crentes em geral interessados no estudo de hermenêutica e da própria Bíblia.
1. Este livro foi escrito do ponto de vista reformado. Isto significa que seu autor reconhece a inspiração e infalibilidade das Escrituras e adota os princípios hermenêuticos utilizados pelos reformadores.
2. Este não é meramente um livro de história. Ao descrever os intérpretes da Bíblia e seus modelos hermenêuticos o autor faz uma análise deles à luz dos pressupostos mencionados acima.
3. Este livro tem como um de seus alvos demonstrar que o método gramático-histórico é o que melhor se adapta ao caráter divino e humano das Escrituras. Somente uma hermenêutica que leve a sério a inspiração e infabilidade das Escrituras, a historicidade dos relatos bíblicos e a intencionalidade dos textos em comunicar sentido proposicionalmente, poderá abranger todos os aspectos envolvidos na interpretação de um texto divino e humano ao mesmo tempo. E o método gramático-histórico atende a estes requisitos.
4. Este livro procura mostrar que embora existam semelhanças entre a hermenêutica praticada pelos autores bíblicos do Antigo e Novo Testamento e o método gramático-histórico, devemos admitir o caráter especial da primeira devido ao fenômeno da inspiração divina.
Sobre o autor:
Augustus Nicodemus Gomes Lopes, casado com Minka, pai de Hendrika, Samuel, David e Anna, é pastor da 1ª IP de Goiânia, mestre e doutor (Ph.D.) em Interpretação Bíblica (África do Sul, Estados Unidos e Holanda), Vice-presidente do Supremo Concílio da IPB, professor de exegese, Bíblia, pregação expositiva no Centro Presbiteriano de Pós Graduação Andrew Jumper, e autor de vários livros, entre eles A Bíblia e seus intérpretes, A Bíblia e sua família, Mantendo a igreja pura, O culto espiritual, O que você precisa saber sobre batalha espiritual e Uma igreja complicada, além da Série Interpretando o Novo Testamento (todos da Editora Cultura Cristã).