Descrição
A doutrina de Deus possui certas verdades que são facilmente apreciadas por todo o povo de Deus e outras verdades que parecem elevar você a um grau superior da autorrevelação de Deus e dos consequentes benefícios espirituais disso. A soberania de Deus está nesta última categoria, e João Calvino, o reformador suíço, fez muito para ajudar a igreja a apreciar essa verdade das Escrituras. Joel Beeke nos presta um grande serviço ao nos ajudar a compreender alguns dos ensinamentos de Calvino sobre a soberania de Deus, especialmente com relação à sua providência e predestinação. Confie em mim, este pequeno livro vale cada momento que você vai passar lendo-o!
— Dr. Conrad Mbewe,
Pastor da Igreja Batista de Kabwata, Lusaka, Zâmbia
Poucos assuntos na Bíblia são mais importantes do que a doutrina da soberania e da predestinação divinas. Essa é uma verdade monumental tão extensa e de tão grande alcance que afeta todas as outras doutrinas em que cremos. Estar certo aqui é estar correto em uma miríade de outros lugares. Joel Beeke nos prestou um grande serviço ao resumir o ensino do maior teólogo do período da Reforma, e talvez de todos os tempos — o indomável João Calvino. Não se deixe enganar pelo tamanho relativamente pequeno deste livro. Embora seja pequeno em sua mão, ele expandirá sua mente e alargará seu coração. Leia, aprenda e viva a mensagem dele.
— Steven J. Lawson
Presidente do OnePassion Ministries
Professor no The Master’s Seminary
Professor no Ligonier Ministries
Por décadas Joel Beeke leu, pregou, escreveu, defendeu, adorou e orou à luz do poder dessas verdades. Neste livro bem acessível, Calvino sobre Soberania, Providência e Predestinação, ele nos dá uma explicação condensada, mas clara e altamente pertinente do conteúdo e do fundamento bíblico da exposição doutrinária de Calvino sobre a soberania divina no que diz respeito à eleição e à reprovação. Como é habitual com Beeke, a sobriedade e profundidade do conteúdo dessas doutrinas são colocadas no contexto de seu encorajamento e efeito santificador para os cristãos. Elas não levam ao desespero, mas à esperança; não encorajam o ressentimento, mas a adoração; não são silogismos filosóficos frios, mas afirmações maravilhosamente fervorosas das verdades centrais da Bíblia. Os cristãos que ficam perturbados com essas doutrinas podem encontrar aqui um desdobramento claro e amigável de sua centralidade para uma compreensão profunda do evangelho.
— Tom J. Nettles
Professor aposentado de teologia histórica no
The Southern Baptist Theological Seminary,
Louisville, Kentucky.