Descrição
Caminhos Da Reforma Protestante No Brasil
A reforma protestante do século 16 foi um movimento religioso com repercussões em virtualmente todas as áreas da sociedade. A reforma pavimentou o caminho para a chamada modernidade, impactando de maneira decisiva não apenas a Europa, onde começou, mas todo o planeta.
O movimento reformado nunca foi monolítico. Já em seus primeiros dias houve divisões, fazendo surgir, além do grupo luterano original, os reformados nunca foi monolítico. Já em seus primeiros dias houve divisões, fazendo surgir, além do grupo luterano original, os reformados (Zwinglianos e Calvinistas), os anglicanos e os radicais (diversos grupos de tradição anabatista). Todos estes grupos compartilham um núcleo comum, e ao mesmo tempo, desenvolvem suas características próprias.
Este livro é produto das atividades do grupo de pesquisa protestantismo e Artes do programa de pós-graduação em ciências da religião da PUC minas em Belo Horizonte. Dos cinco colaboradores, três são professores de programas de pós-graduação na área de ciências da religião e teologia da CAPES. No ano da celebração mundial de meio milênio de caminhada protestante no mundo, caminhos da reforma protestante no Brasil apresenta uma contextualização da história de grupos protestantes na sociedade brasileira. A leitura desta obra será, ao mesmo tempo, instrutiva, edificante e desafiadora.