Descrição
Cânon E História Social
A tentativa de oferecer uma interpretação histórica e histórico-social à forma dos textos bíblicos abre perspectivas novas, surpreendentes, particularmente para as questões teológicas e hermenêuticas básicas.
Este livro reúne os mais importantes trabalhos de Frank Crusemann sobre textos centrais do Antigo Testamento e problemas fundamentais da hermenêutica veterotestamentária. À medida que, de um lado, mantêm em vista o contexto canônico dos textos e, de outro, iluminam seu fundo histórico-social, os ensaios aqui reunidos abrem um novo acesso à proto-história, às narrativas de Abraão e Jacó, ao livro de Oséias e aos salmos. Estudos sobre a estrutura do Cânon, sobre as transformações e a função da tradição do êxodo e da importância teológica do Antigo Testamento para a teologia cristã arrematam este volume.
Sobre o autor:
Frank Crusemann é professor emérito de estudos do Antigo Testamento na Kirchliche Hochschule Bethel, em Bielefeld. Entre suas inúmeras publicações, destaca-se por último: Mabstab: Tora. Israels Weisung fur chrisliche Ethik.