Descrição
Comentário Bíblico Da Reforma – Salmos 1-72
Comentário Bíblico da Reforma Salmos 1–72
ORGANIZADO POR Herman J. Selderhuis
ORGANIZADOR GERAL Timothy George
ORGANIZADOR GERAL ASSOCIADO Scott M. Manetsch
O Comentário Bíblico da Reforma é uma coleção em vinte e oito volumes que trazem os pensamentos da Reforma para a igreja contemporânea. Traduzidos e organizados por estudiosos reconhecidos internacionalmente, nas áreas de História e Teologia da Reforma, esses volumes reúnem comentários exegéticos e teológicos sobre todo o cânon bíblico feitos por uma grande variedade de pensadores e figuras da era da Reforma, recuperados para renovar a igreja hoje.
O livro dos Salmos tem sido objeto de meditação diuturna em toda a história da igreja, e tem sido um recurso significativo para a crença e prática cristãs, muitas vezes servindo como o livro de oração e hinário da igreja. Como gerações de cristãos antes deles, os Reformadores protestantes recorreram frequentemente ao livro dos Salmos, mas o fizeram durante um período de significativa renovação espiritual, debate teológico e reforma eclesiológica.
Nos Salmos, os Reformadores encontraram conforto, orientação e sabedoria de Deus que se aplicavam tanto ao contexto deles como ao de Davi. Como João Calvino explicou, os Salmos demonstram toda emoção que as pessoas experimentaram: “O Espírito Santo apresentou numa imagem viva todas as aflições, tristezas, medos, dúvidas, esperanças, preocupações, perplexidades, enfim, todas as emoções com as quais a mente humana é frequentemente perturbada”. Além disso, como Martinho Lutero proclamou, os Reformadores também ouviram nos Salmos uma afirmação retumbante das boas novas de Jesus Cristo: “O Saltério deve ser valorizado e amado porque promete a morte e a ressurreição de Cristo tão claramente”.
Neste volume, Herman Selderhuis orienta os leitores através da diversidade de comentários da Reforma sobre a primeira metade do Saltério. Aqui estão vozes familiares e figuras menos conhecidas de uma variedade de tradições teológicas, incluindo luteranos, reformados, radicais, anglicanos e católicos romanos, muitos dos quais aparecem aqui pela primeira vez em nossos tempos. Recorrendo a uma variedade de recursos – incluindo comentários, sermões, tratados e confissões – este volume permitirá aos estudiosos compreender melhor a profundidade e amplitude dos Comentários da Reforma, fornecer recursos para os pregadores contemporâneos e ajudar todos aqueles que procuram meditar dia e noite na Palavra de Deus.
“A revolução bíblica do século 16 foi um evento explosivo que abalou os fundamentos da igreja e chamou todos os cristãos ad fontes – de volta às fontes! O Comentário Bíblico da Reforma traz muitas dessas fontes, algumas pela primeira vez, às mãos dos pregadores e leigos de hoje. Minha oração é que esta nova série encoraje um novo compromisso com as fontes primárias da fé cristã, e que isso resulte no tipo de Reforma teocêntrica que abalou o mundo de Lutero e Calvino.” – Timothy George, organizador geral do Comentário Bíblico da Reforma
Organizador deste volume
Herman J. Selderhuis é professor de História da Igreja e de Política da Igreja na Theological University Apeldoorn (Holanda) e director de Refo500, a entidade internacional de pesquisa e ideias relacionadas à Reforma do século 16. É um importante historiador da Reforma e autor de vários livros, dentre os quais Calvin: A Pilgrim’s Life and Calvin’s Theology of the Psalms. Também atua como Presidente do International Calvin Congress.
Organizador geral
Timothy George (Th.D., Harvard University) notável historiador da Reforma, escreveu sobre a teologia dos reformadores e muitas outras obras históricas e teológicas. É o deão fundador de Beeson Divinity School, na Samford University, e membro do conselho consultivo de First Things.
Organizador geral associado
Scott M Manetsch (Ph.D., University of Arizona) é professor associado de História da Igreja no Trinity Evangelical Divinity School e autor de Theodore Beza and the Quest for Peace in France, 1572-1598.