Descrição
Comentário Chamada Atos
DEUS USA PESSOAS COMUNS COMO NÓS
Identificamo-nos facilmente com as pessoas retratadas em Atos, porque Lucas nunca nos permite esquecer a humanidade delas. É impossível confundir Pedro ou Paulo com personagens fictícios. Nenhum romancista antigo jamais criou homens cujas vidas fossem caracterizadas por contradições tão dramáticas: um homem comum, impetuoso e fanfarão, que se transforma, da noite para o dia, em um ancião estadista; o perseguidor mais infame de um movimento que se desenvolve em seu mais proeminente defensor. Lucas tem atraído leitores há dois milênios para as “aventuras” apostólicas simultâneas desses dois judeus do século l d.C. que, embora sendo tão diferentes, compartilhavam de uma mesma visão e serviam o mesmo Messias.
Em uma série de vinhetas, ou “cartões postais”, alguns históricos, outros biográficos e, ainda outros, teológicos, o livro de Atos revela as vitórias e as derrotas, as conquistas e as tragédias do grupo original de seguidores de Jesus. Por meio de Atos, somos capazes de partilhar da alegria, das perdas, da rejeição, da certeza confiante, da inveja, dos contratempos, da frustração, do debate apaixonado e do triunfo final desses pioneiros do movimento de Jesus. Eles são pessoas comuns que, mediante o poder e a capacitação do Espírito Santo, realizaram feitos extraordinários em nome do seu Messias. Em menos de uma geração, três décadas, esses cristãos pioneiros ousadamente “promove[ram] tumulto em todo o mundo” (At 17.6)!
Steven Ger é um “hebreu de hebreus”, um judeu cristão da quarta geração, cuja perspectiva judaico-cristã trará nova luz à sua compreensão do livro de Atos.