Oferta!

Comentario Ritchie V.T. | Vol. 01 | Gênesis

R$35,00
ou R$ 34,30 pagando com PIX
FORA DE ESTOQUE

Fora de estoque

SKU: 9786581516000 Categoria:
Você Também Pode Compartilhar Para Outras Pessoas:

Descrição

Gênesis é a primeira parte da revelação divina inspirada. É o alicerce para a narrativa da história do relacionamento de Deus com o Seu povo escolhido. Através deste povo escolhido Ele prometeu abençoar o mundo, mais especificamente por meio de um Libertador prometido. Mas Gênesis termina com os israelitas no Egito e os restos mortais de José num caixão. A história é aparentemente interrompida por enquanto, com apenas uma insinuação e uma promessa de atividade divina para reativá-la.

Como foi, então, a evolução da narrativa até agora? Tudo começou com Deus: “No princípio criou Deus”. Ele traz luz e vida à existência. Ele abençoa o que criou (1:22, 1:28; 2:3), pois Ele vê que é bom. Em seguida temos o homem com sua declaração de uma falsa independência, a queda da raça humana. Rapidamente Deus amaldiçoa a serpente (3:14), a Terra (3:17) e o primeiro assassino (4:11). A humanidade deteriora tão gravemente que Deus decide destruir a Terra com todos os seres viventes nela por meio de um dilúvio. O Dilúvio purifica a Terra, e Deus a restaura com uma bênção sobre Noé e seus filhos, os únicos sobreviventes humanos (9:1).

Um passo muito importante é dado em 12:1, quando Deus chama um certo Abrão de Ur dos Caldeus para um lugar de privilégio e bênção (12:2). Abrão viaja de Ur até Harã e de Harã até Canaã, e a partir dai, Canaã permanece o foco de interesse geográfico, a terra da promessa. Abraão, como ele passa a ser chamado, compra um lote para sepultamento em Canaã (23:20), um símbolo da futura possessão de toda a terra. Ele foi singularmente privilegiado, pois Deus entrou em um relacionamento de concerto com ele.

Uma fome levou Jacó, neto de Abraão, a realocar a família toda no Egito. A longa lista de descendentes que desceu com ele ao Egito serve como um lembrete de que além da questão de uma terra prometida, há também uma questão igualmente importante de uma prometida linhagem de descentes. Isso é especialmente importante devido às repetidas insinuações e promessas da vinda de um libertador específico. Até Jacó, não era evidente como Deus cumpriria a promessa de uma descendência numerosa dentro do concerto feito com Abraão, porque Abraão e Isaque tinham apenas um punhado de descendentes que estavam incluídos nas bênçãos do concerto. Entretanto, Jacó não foi pai somente de um filho, mas de muitos, e eles foram os pais de tribos.

Informação adicional

Peso 0,550 kg
ISBN

9786581516000

Editora