Descrição
Estou muito feliz com este livro sobre cosmovisão cristã a partir de uma perspectiva armínio-wesleyana no contexto brasileiro. Assim como o editor e alguns dos autores dos vários capítulos, sou um cristão wesleyano que trabalha na área cosmovisão.
Foi Abraham Kuyper quem primeiro introduziu a importância de uma cosmovisão cristã (ele a chamou de “visão de mundo e vida”) para os cristãos norte-americanos em suas Palestras Stone sobre o Calvinismo na Universidade de Princeton, entre 1898-99. Desde então, a ideia de uma cosmovisão cristã geralmente tem sido considerada com uma ênfase teológica calvinista ou reformada.
O centro da tradição kuyperiana é o domínio cósmico de Cristo sobre todas as coisas, o que resulta em uma ênfase no mandato cultural – o chamado para desenvolvera cultura para a glória de Deus (Gn 1:26-26; Gn 2:15). Esses temas são resumidos em uma famosa citação de Kuyper: “Não há um centímetro quadrado em todo o domínio de nossa existência sobre a qual Cristo, que é Soberano de todos, não grita: ‘é Meu!’ “.
É bem sabido que John Wesley disse: “Eu vejo o mundo todo como minha paróquia”. Embora o contexto dessa citação fosse sua disposição de ser pastor ou evangelista para todas as pessoas, o próprio Wesley teve uma visão do mundo inteiro – incluindo a cultura, as ciências e a razão humana – como pertencendo a Deus.
A gama de tópicos relacionados a uma cosmovisão cristã abordada pelos autores Armínio-Wesleyanos neste volume está inteiramente em harmonia tanto com a visão de Kuyper quanto com a amplitude dos interesses de Wesley.
– J. Richard Middleton