Descrição
Criação E Ecologia Na Bíblia
Os temas criação e ecologia na Bíblia são apresentados em duas partes: uma nos textos de leitura e outra em três salmos de oração. O que eles têm em comum é o ponto de vista teológico com as implicações da dimensão ecológica que afeta a sobrevivência dos seres criados.
A ênfase dos autores bíblicos está no relato do “devir” das criaturas, e não propriamente no “ser”, de sorte que a obra da criação não terminou no início da história, mas tem sua continuidade em cada geração, que concretiza sua missão de preservar os dons da criação de Deus e transmiti-los às gerações seguintes. O estilo de vida varia de cultura a cultura em confronto com os biomas do meio ambiente. Mas a meta da vida humana transcende o âmbito individual porque tem sua origem na comunidade que no-la ensina e nos possibilita alcançá-la de geração em geração.
Luís I. J. Stadelmann, SJ, doutor em Línguas e Literatura semíticas pelo Hebrew Union College. É licenciado em Sagrada escritura pelo Pontifício Instituto Bíblico (Roma).