Descrição
Dádiva E Louvor
Dádiva e Louvor – Ensaios teológicos
Há teologias que são relevantes em seu tempo, mas posteriormente sua relevância passa. E há teologias que são relevantes em seu próprio tempo e passam à história como sendo um patrimônio teológico irrenunciável em todos os tempos. Entre estas está a teologia de Karl Barth. Ele foi, sem dúvida alguma, um dos maiores teólogos de toda a história da cristandade […], afirma o teólogo Dr. Walter Altmann no prefácio.
Os ensaios teológicos selecionados dão um panorama da teologia de Barth, apresentando as principais ênfases e fases da sua reflexão teológica, assinalando a coerência e a evolução do seu pensamento ao longo dos anos.
O panorama aqui oferecido é dividido nos seguintes blocos:reviravolta – a reorientação fundamental da teologia em meio aos escombros da primeira guerra mundial; resistência – a dramática luta pela primazia da palavra de Deus em oposição ao nacional-socialismo; aprofundamento – em meio ao calor explícita e concreta a violações dos direitos humanos e atrocidades cometidas pelo regime nacional-socialista e o crescente distanciamento também da igreja confessante Bultmann, e as ênfases novas na teologia de Barth nos anos 1950.
Quanto ao título, Dádiva e Louvor assinala os dois focos fundamentos, os quais Barth sempre de novo reprisou. ”Dádiva” aponta para o que nos vem pela graça de Deus; ”Louvor” caracteriza a resposta de fé, em gratidão.