Descrição
- Por que a pessoas se tornam alcoólatras?
- O alcoolismo é pecado ou doença?
- Como descobrir se alguém é um alcoólatra genuíno ou apenas bebe demais?
- O que familiares e amigos podem fazer a fim de parar a espiral descendente de um alcoólatra?
- Que papel positivo cabe à igreja exercer?
- É sempre necessário buscar ajuda profissional?
- Os Alcoólicos Anônimos realmente ajudam?
Nesta década, a linha de frente na batalha contra enfermidades encontra-se na área do alcoolismo e outras dependências químicas. Até recentemente, a população de nosso país havia apenas começado a interessar-se por esse importante problema de saúde pública que alcança agora proporções epidêmicas e está atacando a própria fibra moral de muitos países. Creio ter chegado a hora de a igreja, os profissionais de saúde e as comunidades acadêmicas da América compreenderem melhor essa moléstia e mobilizarem seus recursos com o fim de participar desse problema nacional.
Este livro, Dando a Vida por um Drink, foi escrito por duas pessoas cujos antecedentes em medicina, na igreja e no trabalho com os problemas do vício as capacitam a apresentar sua mensagem de maneira compreensível à comunidade cristã, dirigida a todos os que, por uma razão ou outra, buscam informação sobre o assunto. É obviamente o resultado de anos de experiência pessoal no tratamento dessa trágica moléstia, uma das forças mais destrutivas da estrutura familiar.
Estudando o problema do ponto de vista de cada membro da família – marido, mulher, filhos e pais – Dando a Vida por um Drinque prende a atenção do leitor com um exame do poder maléfico e destruidor que opera através do vício. Explica o poder ardiloso e desconcertante do pessimismo que se apossa não apenas do paciente e da família, mas também dos profissionais de saúde e lideres eclesiásticos que não são treinados para compreender o que está ocorrendo.
Os autores tem uma mensagem da qual todas as igrejas nos Estados Unidos e no Brasil carecem desesperadamente. Ela precisa ser lida com mente e coração abertos, pois através destas páginas se projeta o poder positivo do treinamento, da educação, da experiência, da oração e da fé! Você pode não concordar com tudo o que ler aqui, mas, por experiência pessoal, posso assegurar que esta é uma mensagem de cura na linha de frente da guerra espiritual, onde ninguém pode agir sem fé absoluta em que Deus é a força por trás desses processos de recuperação.
Este livro deve ser lido por todo aquele que se preocupa com o alcoolismo ou dependência química, e colocado na biblioteca de toda igreja que se interessa pelo assunto. Minha esperança é a de que a mensagem aqui contida se torne um instrumento para mobilizar a igreja a atender as necessidades dos que são atingidos por essas moléstias letais.
Harold E. Hunges
Senador Aposentado dos Estados Unidos
No prefácio do livro
SOBRE O AUTOR
O Dr. Anderson Spickard, além de ser professor de medicina, é um dos diretores do Centro Medico Vanderbilt, é também diretor médico do Instituto Vanderbilt para Tratamento do Alcoolismo, área em que possui mais de 30 anos de carreira.