Descrição
Desejando O Reino: Culto, Cosmovisão E Formação Cultural
Uma Teologia Filosófica da Cultura
Em Desejando o reino, o filósofo James K. A. Smith reformula todo o projeto da educação cristã focando o processo de aprendizado por meio da análise de três temas principais: liturgia, formação e desejo. Neste livro — o primeiro de uma trilogia que traz uma abrangente teologia da cultura —, ao mesmo tempo que o autor repensa a educação cristã como um processo formativo que reorienta nosso desejo em direção ao reino de Deus, defende a ideia de que a adoração cristã é, na realidade, uma prática pedagógica que treina nosso amor.
Valendo-se de uma linguagem clara, simples e apaixonada, James Smith mostra que a adoração está ligada à formação e que ambas dizem respeito à educação. Ele defende a tese de que a dádiva da adoração, a saber, o amor encarnando e dirigido a Deus, é crucial nas três áreas, e que os cristãos envolvidos nas atividades do ensino e aprendizado precisam prestar atenção, antes de mais nada, ao mandamento do amor. Esse é um livro importante, e certamente seus leitores não se restringem a acadêmicos e estudiosos, pois o tema interessa a um público muito mais amplo.
Pal J. Griffiths, Duke Divinity School
Esse é um livro instigante, inspirador e cheio de sabedoria. Ele rompe, de maneira profética, a barreiro entre teoria e prática, entre teologia e outras disciplinas, entre análise descritiva e imaginação construtiva. Todas as pessoas envolvidas em educação cristã deveriam ler esse livro para terem ideia do que é uma visão holística do aprendizado e da formação. Todas as pessoas envolvidas na vida de adoração de comunidades cristãs deveriam ler esse livro para redescobrirem o que está em jogo nas escolhas que fazemos em relação às nossa práticas.
John D. Witvliet, Calvin Institute of Christian Worship, Calvin College e Calvin Theological Seminary.