Descrição
Dinheiro Honesto
Há décadas, alguns pequenos grupos conservadores têm feito campanhas pelo retorno do tradicional padrão-ouro. Essas campanhas tiveram o mesmo sucesso que promover uma caçada nacional pelos potes de ouro no fim do arco-íris. Elas têm sido inúteis. (…) Um padrão-ouro imposto pelo governo continua sendo um padrão do governo. Nosso objetivo político não deve ser um padrão-ouro imposto pelo governo; deve ser a abolição da reserva bancária fracionária e a imposição de pesos e medidas fixos. O objetivo é tirar do governo civil e dos seus agentes licenciados o monopólio sobre o dinheiro. Nada além disso vai funcionar para restaurar o dinheiro honesto.
Jesus afirmou com a parábola dos talentos a legitimidade tanto do lucro por meio do comércio quanto da taxa normal de retorno que é assegurada pelo empréstimo de dinheiro. Como a parábola indica, os dois tipos de atividade não são a mesma coisa, mas ambos são legítimos.
Muitos crentes imaginam que a Bíblia favorece esquemas inflacionários, proíbe o pagamento e recebimento de juros e exige um monopólio do governo sobre dinheiro para financiar projetos gloriosos governamentais para ajudar carentes. Este livro de Gary North responde a isso com uma descrição impressionante do contexto histórico dos ensinamentos bíblicos sobre dinheiro, bancos e comércio.
Quem sabia que a Bíblia tinha muito a dizer sobre as questões de dinheiro e serviços bancários? Ela é parte fundamental da compreensão de cada aspecto da vida pública e da moralidade. Você pode pesquisar nas bibliotecas e não vai encontrar um guia tão bom quanto o relato detalhado de Gary North sobre todas as menções ao dinheiro e ao sistema bancário nas Escrituras. Os governos se envolvem no mal quando mudam a definição de dinheiro. A inflação é um perigo para o indivíduo e para a sociedade. Os governos que monopolizam o sistema monetário estão abusando de seu poder. Os governos não podem ser confiáveis com dinheiro. Essa é a lição.
Gary Kilgore North (nascido em fevereiro de 1942), Ph.D. em História pela University of California, é escritor, historiador econômico e figura principal do movimento reconstrucionista cristão. Escreveu mais de cinquenta livros sobre teologia protestante reformada, economia e história. É um acadêmico associado do Instituto Ludwig von Mises.