Descrição
A Dupla Face – Paul Tillich E A Ciência Moderna
Não há dúvida sobre o impacto da ciência moderna em nossa sociedade, seja em termos de visão de mundo, de conhecimento ou éticos. Encontramos nas livrarias grandes números de obras de divulgação científica, que nos apresentam um quadro abrangente de conhecimento científico. O leitor pode ficar perplexo e se perguntar: qual o lugar para a religião neste quarto? Apenas criticar, de maneira mal-humorada, ou embelezar uma realidade preexistente? Em suma, o que o conhecimento religioso acrescenta ao científico?
O presente livro pretende sugerir uma resposta para esse dilema, do poto de vista da teologia cristã: nossa experiência e nossos símbolos podem apresentar a ambivalência da atividade científica, em sua profundidade e amplitude “ocultas desde a fundação do mundo” (Mt 13,35). Destaca os síbilos da árvore o conhecimento do bem, e do mal e o da cruz, como revelação e superação dessa ambivalência, à luz do pensamento de Paul Tillich.
Eduardo Rodrigues da Cruz é professor titular de Ciência da Religião na PUC/SP e tem se dedicado ao estudo das ciências naturais em seus aspectos históricos, filosóficos e teológicos;