Descrição
Entre Os Dois Testamentos
Introdução ao judaísmo da época do Segundo Templo, período que se desdobrou do século VI a.C. ao ano 72 d.C. e que se caracterizou por fatos relevantes à formação da mentalidade judaico-cristã, dentre os quais o estabelecimento do cânone das Escrituras hebraicas e o aperfeiçoamento do cristianismo primitivo.
Com o objetivo de estimular tanto a teologia bíblica como a teologia sistemática a uma valorização mais intensa, porém livre de unilateralidades teológicas, só judaísmo intertestamentário, a presente obra é uma introdução ao judaísmo da época do Segundo Templo.
Período que se estende de fins do século VI a.C. a d.C. e que é assinalado por fenômenos importantes, tais como a formação do judaísmo, o estabelecimento do cânon das Escrituras hebraicas e o desenvolvimento do cristianismo primitivo.
Após uma introdução, em que aborda algumas questões fundamentais, o autor trata o período pérsio, como base para o tempo helenístico romano, e a apresenta a situação linguística. A fim de dar ao leitor uma ideia da qualidade e da variedade das fontes, enumera os textos, refere uma relação bibliográfica de estudos importantes do ponto de vista da história das religiões e esboça os temas e objetivos dessa fonte, com o que se pode obter uma primeira impressão das questões religiosas que o movimentaram essa época. Em seguida descreve os acontecimentos históricos do tempo helenístico romano, delineia os traços fundamentais, os grupos e as diversas correntes e tendências da religião judaica e faz referências “as ligações do nascente cristianismo com o ambiente judaico.
O conhecimento desse período é indispensável para a compreensão do Antigo Testamento. Compreensão que só pode ser proveitosa se tomarmos conhecimentos da chama “literatura inter-testamentária”, à qual pertencem também as chamadas estritos deuterocanônicos, acrescentados à Bíblia hebraica
À primeira vista, o tamanho da obra e a extensão da bibliografia podem talvez parecer excessivo, isso, porém explica-se pelo fato de quase meio milênio de história do judaísmo ser tratado em um só volume.
JOHANN MAIER é professor e diretor do Instituto Martin-Buber de Estudos Judaicos da universidade de Colônia.