Descrição
As igrejas da Galácia. Como e por quem essas igrejas foram estabelecidas, não sabemos. A grande entrada do Oriente para a Europa passou por esta região, tornando possível para alguns dos presentes no Pentecoste semear a semente do evangelho lá. Poderia ter surgido do trabalho feito por Paulo, enquanto em Tarso, do tempo de seu retorno da Arábia para ir a Antioquia com Barnabé. Mas a escritura não nos dá nenhuma palavra sobre isso.
Na segunda viagem missionária, Paulo visitou-os (Atos 16:6) e parece ter ficado doente ao passar e ter pregado a eles enquanto não podia viajar (Gálatas 4:14-15). Eles de bom grado receberam seus ensinamentos e as igrejas parecem ter surgido. Paulo também os visitou durante a terceira viagem missionária (Atos 18:23) e instruiu e estabeleceu-os na fé. As igrejas estavam correndo bem quando Paulo as deixou, mas os professores judaizantes haviam entrando e, agindo de acordo com sua natureza inconstante, haviam corrompido grandemente a simplicidade de sua fé.
A ocasião da epístola. (1) Professores judaizantes tinham entrado entre os gálatas, alegrando que a lei judaica era obrigatória para os cristãos, admitindo que Jesus era o Messias, mas afirmando que a salvação deveria, no entanto, ser obtida pelas obras da lei. Eles especialmente instaram que todos os gentios fossem circuncidados. (2) Para ganhar seu ponto de vista e desviar os gálatas de sua crença, eles estavam tentando enfraquecer sua confiança em Paulo, seu mestre espiritual. Eles disseram que ele não era um dos doze e, portanto, não era um dos apóstolos, e seus ensinamentos não eram de autoridade obrigatória. Eles sugeriram que ele havia aprendido sua doutrina de outros, especialmente dos apóstolos que eram os pilares da igreja.
O objetivo da epístola. O propósito da epístola era erradicar os erros de doutrina introduzidos pelos judaizantes e manter os gálatas na sua fé anterior. Para fazer isso, foi necessário estabelecer sua autoridade apostólica e a origem divina de seu evangelho. Ele também desejava mostrar o valor prático ou aplicação de seu ensino. Ele mostra especialmente o valor da liberdade cristã e ao mesmo tempo mostra o que não é permitido. Ao cumprir esses propósitos, ele nos deu um clássico inspirado sobre a doutrina fundamental da justificação pela fé e estabeleceu para sempre a perturbadora questão da relação dos cristãos com alei judaica.