Descrição
Filosofia Judaica Em Diálogo
A Filosofia Judaica, especialmente a desenvolvida durante o período medieval, é pouco estudada no Brasil,assim como todas as variações da filosofias não-cristãs. Até há pouquíssimo tempo, ao falarmos emfilosofia medieval, pensávamos quase automaticamente em filosofia cristã. A partir do esforço, iniciado na Europa, de incorporação das contribuições não cristãs à história oficial e à história do pensamento, abre-se um certo espaço para o estudo da contribuição de outros povos, em especial, da herança islâmica e judaica na formação cultural e filosófica do Ocidente. Para nós, na América Latina, o estudo desta produções, bem como as modificações dele decorrentes para a História da Filosofia, é de fundamental importância, tendo em vista a massiva participação mediterrânea na colonização e imigração que formou a população colonial.
Nesse contexto, ainda que tardiamente, estas expressões filosóficas começaram a ser estudadas no Brasil e, como consequência disso, as universidades passaram a buscar profissionais que não se limitassem ao pensamento cristão.
Bio do autor:
Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo – Doutora em Ciências da Religião (PUCSP). Professora do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Coordenadora do GT/ANPOF Filosofia daReligião. Pesquisadora líder do NUR/UNIFESP (Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica e Judaica).
Juvenal Savian Filho – Professor de História da Filosofia na Universidade Federal de São Paulo. Atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da mesma universidade. Sua pesquisa concentra-se no pensamento medieval, especialmente na obra de Boécio de Roma. Também se dedica ao estudo de formas do pensamento contemporâneo que mantêm relações de continuidade com elementos desenvolvidos nos períodos tardoantigo e medieval.
Outros autores:
Dax Moraes, Cristina Ciucu, Alexandre Leone, Philippe Bobichon, Edrisi Fernandes, Maria Cristina Mariante Guarnieri, Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento, José Luiz Bueno.