Descrição
Sermão pregado na manhã do Dia do Senhor, 1º de agosto de 1858, pelo Rev. C. H. Spurgeon, no Music Hall, Royal Surrey Gardens.
“E Isaías a mais se atreve e diz: Fui achado pelos que não me procuravam, revelei-me aos que não perguntavam por mim. Quanto a Israel, porém, diz: Todo o dia estendi as mãos a um povo rebelde e contradizente” — Rm 10.20-21.
Charles Haddon Spurgeon (1834-1892) foi o pregador mais conhecido da Inglaterra na segunda metade do século XIX. Em 1854, apenas quatro anos após sua conversão, Spurgeon, então com meros vinte anos, se tornou pastor da famosa Igreja Batista de New Park Street em Londres (anteriormente pastoreada pelo famoso teólogo batista John Gill). A congregação rapidamente cresceu mais do que seu prédio poderia comportar, mudando-se então para o Exeter Hall, e de lá para o Surrey Music Hall. Nestes locais Spurgeon frequentemente pregou para audiências com mais de 10.000 pessoas — e tudo isto antes de existir a amplificação sonora eletrônica. Em 1861 a congregação se mudou definitivamente para o novo Tabernáculo Metropolitano, que Spurgeon pastoreou até a sua morte, em 31 de janeiro de 1892. Uma excelente introdução ao pensamento e teologia de Spurgeon foi escrita por Michael Reeves e publicada pela Editora Monergismo sob o título Spurgeon sobre a vida cristã: vivificado em Cristo.