Descrição
Idéias E Crenças
Lançado originalmente em 1940, este livro do filósofo espanhol José Ortega y Gasset analisa principalmente as definições, distinções, semelhanças e relações entre os conceitos de crença e idéia.
Além disso, o autor ainda acrescenta neste volume uma reflexão sobre o ofício do tradutor, um discurso lido no centenário de Hegel a respeito da obra do filósofo alemão, outro discurso por ocasião do centenário da Universidade de Granada e outros artigos.
SOBRE O AUTOR
José Ortega y Gasset (1883–1955) foi um distinto filósofo e escritor espanhol, um dos mais prolíficos de todo o século XX. Ao longo de sua carreira, também exerceu as atividades de ensaísta, crítico cultural, teórico social, educador, político e editor do influente jornal espanhol Revista de Occidente. Autor de uma escrita brilhante e envolvente, tratou de uma vasta gama de assuntos e problemas, sempre com uma extraordinária agudeza de espírito. Algumas de suas obras mais notáveis são Meditaciones del Quijote, O que é filosofía? e o clássico A rebelião das massas. Seus maiores trabalhos revelam uma capacidade intelectual de amplo alcance, que articula as mais diversas experiências humanas através das perspectivas da fenomenologia, do historicismo e do existencialismo.