Descrição
Queremos, a partir deste momento, produzir um material sobre Sociologia, contudo, nossa perspectiva é analisar aspectos intrínsecos dos fenômenos religiosos no diálogo e na interação multidisciplinar entre Sociologia e Teologia, portanto, de forma coerente abordaremos mais amplamente a vertente epistemológica da Sociologia da Religião, partindo de observações da Teologia Cristã. Nossa matriz teológico-hermenêutica visa entender fenômenos e movimentos hodiernos que vêm desconstruindo a identidade compreendida como bíblica primária da religião cristã fundante.
É claro que temos noção da diversidade de crenças, ritos, doutrinas e pensamentos do cristianismo primitivo, contudo, precisamos retornar aos Uma abordagem teológica e sociológica fundamentos principais da fé cristã baseados nas Sagradas Escrituras, principalmente em Atos e nas Epístolas. Por isso, necessitamos realizar uma análise sociológica e teológica para compreendemos toda a trajetória que colocou em xeque as convicções identitárias cristãs nos Séculos XX e XXI.
Queremos também desenvolver uma linha de raciocínio teológico que procure compreender os fenômenos, os respectivos parâmetros e as dinâmicas de inculturação, apropriação e sobreposição cultural, miscigenagem, ecumenismo e hibridismo cúltico, perda de identidade religiosa frente ao sincretismo e ao capitalismo, entre outras questões temáticas que geraram pano de fundo para compreensão do contexto social e histórico onde estamos inseridos.
Portanto, todo nosso olhar para o fenômeno cultural e religioso será de viés teológico, utilizando ferramentas epistemológicas da Sociologia, que nos dará condições e habilidade de ler as Escrituras na perspectiva cultural e entender assim as histórias dos povos bíblicos, especificamente, o povo de Israel e a Igreja Primitiva.
Convidamos a todos a mergulhar conosco nessa busca por conhecimento, imergindo de corpo e alma nos estudos aqui propostos, buscando de forma coerente, crítica e edificante absorver o máximo de informação possível para que assim sejamos capazes de responder à altura questões pertinentes a nossa identidade social e espiritual, respectivamente. A História de Israel e a História da Igreja Primitiva certamente nos ajudarão a tecer um roteiro, um itinerário e um enredo favorável à compreensão das proposições aqui apresentadas.