Descrição
Esse é o primeiro volume da série de comentários sobre a Primeira Confissão de Londres (1CFL), pelo pastor Marcus Paixão, Introdução à Primeira Confissão de Fé de Londres.
Conhecer a rica herança teológica dos batistas significa entender mais profundamente sua identidade. Ao escrever o comentário da Primeira Confissão de Fé de Londres de 1644/1646 (1CFL) busquei apresentar ao público brasileiro a fé dos primeiros batistas e como sua ortodoxia é pujante.
Como o leitor vai perceber, apesar da 1CFL ser um documento abreviado, essa confissão faz afirmações essenciais ao cristianismo e ao protestantismo reformado e evangélico, além de declarações distintivas, que caracterizam o grupo como cristãos reformados batistas.
A CFL foi o primeiro documento batista particular de caráter confessional publicado no mundo. Ela também foi a primeira confissão de fé batista a declarar o batismo por imersão como a forma bíblica, e única, de batismo. Além disso, serve como um importante documento para esclarecer frequentes erros teológicos e históricos acerca do grupo. A Confissão de 1644 também tem um papel importante na formação da mais importante confissão dos batistas particulares de todos os tempos: a Confissão de Fé Batista de 1689. Esse documento é crucial para os batistas reformados e seu valor histórico não pode ser desprezado.
Os volumes que, se Deus quiser, serão disponibilizados a partir de agora farão uma exposição desse documento fundante da fé dos batistas reformados.
Que o Senhor se agrade em usá-lo para edificar sua igreja, mas sobretudo para sua glória e louvor.