Descrição
“A teologia representa um dos empreendimentos humanos costumeiramente qualificados de ‘científicos’ que têm por finalidade perceber um objeto ou uma área como fenômeno, compreendê-lo em seu sentido e lematizá-lo em todo o alcance de sua existência – e isso, dentro do caminho indicado pelo próprio objeto em questão. O termo ‘teologia’ parece indicar que ela, por ser uma ciência particular (e muito particular!) visaria perceber, compreender e tematizar a ‘Deus’.” (O autor)
Neste livro o autor trabalha questões importantes como o Lugar da Teologia, a Existência Teológica, os Perigos que ameaçam a Teologia, como a solidão, a dúvida, tribulação e a esperança. O Labor teológico, ou seja, Oração, Estudo, Serviço e o Amor, também são abordados de forma preeminente neste livro introdutório à teologia.
KARL BARTH, nasceu em 1886 na cidade de Basileia, na Suíça, estudou Teologia e Filosofia em Berna, Berlim, Tübingen e Marburgo. Além do pai, docente de História Eclesiástica, teve por professores Adolf Schlatter, Adolf Harnack, Wilhelm Hermann e os ‘neokantianos’ Hermann Cohen e Paul Natorp. Foi pároco durante 12 anos. Em 1935 foi demitido da Universidade de Bonn por ter-se negado a prestar o juramento de fidelidade incondiscional ao Führer.