Descrição
Isaias 40-66
A REVELAÇÃO DA GRANDE SALVAÇÃO DE DEUS
A partir do capítulo 40 do livro de Isaías, inúmeros eventos que ocorreriam muitos anos depois da época do profeta são retratados. Isso inclui não apenas o exílio na Babilônia (cerca de oitenta anos mais tarde) e a eventual libertação do cativeiro babilônico (aprox. 150 anos depois), mas muitos outros eventos que se cumprirão apenas no fim dos tempos, quando Jesus Cristo retornar para estabelecer o seu reino.
Quem acredita na inspiração sobrenatural do Espírito Santo guiando o profeta Isaías na escrita de cada um dos 66 capítulos não vê problemas em crer que o autor tenha, de fato, profetizado todos esses eventos, mas, mesmo aqui, é possível reconhecer uma mudança no tom. Certo teólogo comenta sobre essa transição: “Quando passamos do capítulo 39 para o 40, é como se ele saísse da escuridão do julgamento para a luz da salvação. O contraste é grande e, não obstante, é evidente que o [capítulo] 39 é uma preparação para o 40”.
Deve-se reconhecer que o tom muda em termos gerais, de mensagens que eram principalmente de juízo para mensagens principalmente de consolo e restauração. Comece a leitura e seja encorajado por essas mensagens divinas!