Descrição
Diz o Pregador que há um tempo para tudo: nascer e morrer, plantar e colher, derrubar e edificar, chorar e rir, prantear e dançar. Há tempo para tudo mesmo! Isto é filtro solar nos ajuda a enxergar em nossa própria vida essas diferentes manifestações do tempo. Conduzindo-nos por uma profusão de referências musicais, literárias e cinematográficas, o Rev. Emilio põe diante de nossos olhos a efemeridade das coisas da terra e nosso desejo ardente de que algo seja permanente.
Visto apenas debaixo do sol, este é de fato um mundo estranho, em que tristeza e tragédia nos tocam, o trabalho e as lutas são recorrentes, mas a alegria, o contentamento e o senso de direção se mostram a nós, mas logo desaparecem, como o mestre dos magos em Caverna do Dragão. Ainda assim, as pequenas alegrias que gozamos são indícios de que não pertencemos exclusivamente a este mundo debaixo do sol. O próprio Deus, ao encarnar-se, desceu do mundo acima do sol para nos fazer ver que a vida não se restringe ao tempo e que a eternidade está em nosso coração.
Emilio não nos engana: quando o livro de Eclesiastes põe diante de nós verdades aparentemente paradoxais, somos levados à conclusão de que, na verdade, o problema está em nós, não no texto. Enfim, este que já foi chamado de o livro mais mal-humorado da Bíblia se mostra de maneira especialmente luminosa com a luz que vem de acima do sol. O que o Emilio faz é apenas nos ajudar a limpar as lentes dos óculos. Óculos de sol, com filtro UV, evidentemente.