Descrição
Junto Ao Rio Quebar
Este é o primeiro de dois volumes de ensaios sobre Ezequiel e seu livro. Os setes ensaios gerais e os dois estudos de textos específicos nessa coleção exploram a época, a mensagem e os métodos do sacerdote profético.
O livro de Ezequiel parece um enigma sem esperanças. Podemos achar difíceis o homem e sua mensagem. Às vezes, chocantes e ofensivas. A bizarra visão inaugural nos pega desprevenidos e nos tenta a desistir da leitura. Um leitor persistente, no entanto, irá descobrir que, apesar da estranheza do homem, esse é o livro profético mais claramente organizado de todos. O profeta sacerdote reconhecia na rebeldia de Judá o motivo do exílio de seu povo e na queda de Jerusalém para os babilônios em 586 a.C. Entretanto, ele também reconheceu que o juízo de YHWH não podia ser sua última palavra: a aliança é eterna e irrevogável. Há a previsão de um dia de restauração nacional e renovação espiritual.
Mais uma vez, Daniel Block apresentou perspectivas sagazes que nos permitem ver com nossos olhos, ouvir com nossos ouvidos e pôr em nossos corações (Ez 40.4) muitos dos enigmas do livro de Ezequiel.
– Mark J. Boda. McMaster Divinity College
Poucos acadêmicos, evangélicos ou críticos, cristãos ou judaicos, conhecem o livro de Ezequiel como Daniel Block. Esse conjunto de ensaios aprofunda e enriquece nossa consideração da obra do profeta e é um material essencial para todos que o estudam.
– Iain Duguid, Grove City College
Sobre o autor:
Daniel I. Block é professor de Interpretação do Antigo Testamento no Southern Baptist Theological Seminary, em Louisville, Kentucky. Ele tem contribuído com inúmeros artigos para jornais profissionais, para The International Standard Bible Encyclopedia (rev. atualizada) e para o New International Dictionary of Old Testament Theology. É o autor também de Comentário de Ezequiel, Junto ao Rio Quebar, O Evangelho segundo Moisés e Para a glória de Deus, todos da Cultura Cristã.