Descrição
Manuscritos do Novo Testamento
Quais são os manuscritos mais importantes do Novo Testamento?
Para responder a essa pergunta, é preciso recorrer à paleografia e à crítica textual. A paleografia trabalha com a datação dos manuscritos, como também com os recursos de caligrafia dos próprios manuscritos. Já a crítica textual avalia a confiabilidade do texto de cada manuscrito com respeito à recuperação do texto original do Novo Testamento grego.
Em Manuscritos do Novo Testamento, paleografia e crítica textual se unem para oferecer uma excelente introdução aos textos neotestamentários, oferecendo aos leitores uma visão da transmissão da Bíblia desde os primeiros séculos da era cristã.
Comfort explora a participação do escriba na produção dos escritos mais antigos do Novo Testamento, apresenta uma lista anotada de todos os manuscritos gregos importantes e as versões mais antigas. O objetivo principal é ajudar estudantes de teologia e pregadores da Palavra a interagir com o texto do Novo Testamento, começando pelo conhecimento e trabalho com os próprios manuscritos e depois pelo conhecimento e trabalho com as ferramentas de crítica textual.