Descrição
A realidade do abuso sexual na infância não causa apenas consternação; é repugnante. É uma agressão permeada por sentimentos muitas vezes confusos e contraditórios. Embora Marcas do Passado – Lidando Biblicamente com a Dor do Abuso Sexual na Infância tenha sido escrito para mulheres que foram abusadas quando ainda eram crianças, os princípios aqui esboçados se aplicam a todos.
Pamela Gannon e Beverly Moore viveram essa trágica experiência e decidiram compartilhar algo delas neste livro. Decidiram, porém, não repartir somente a dor e a tristeza dos acontecimentos. Ambas olham para o passado usando as lentes do Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo. Com essas lentes, olham para os acontecimentos de suas vidas e mantém em perspectiva o amor de Deus, Sua graça e Seu perdão, bem como a Sua justiça.
Graças a Deus, todos aqueles que confessam a Cristo como Salvador e Senhor, sabem que não estão à mercê do acaso, como se estivessem vivendo sem o cuidado amoroso do Deus Soberano. A Bíblia diz que “Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons” (Pv 15.3). O salmista escreveu: “Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia …” (Sl 33.18). O Senhor tem Seus olhos postos sobre os que O temem, e soberanamente supervisiona todos os acontecimentos para que dois propósitos se cumpram; a Sua glória e o nosso maior bem. A impressão é que nenhum desses dois propósitos podem ser percebidos quando tratamos de abuso sexual, quer tenha ocorrido na vida adulta ou na infância.
Quando, porém, estamos diante daquilo que é um desafio para nossa mente desejosa e ansiosa por explicações, a Palavra de Deus nos conduzirá a uma verdade; nossa tarefa não é entender, mas confiar no Deus Soberano Criador, Pai do Senhor Jesus Cristo, gerindo Seu plano perfeito, a despeito de nossa capacidade – ou incapacidade – de compreender muitas das circunstâncias de nossa vida. Essa foi a experiência de Habacuque, que não entendia os desígnios de Deus para a nação de Judá (Hc 3.17-19). Ele foi do questionar o silêncio de Deus no primeiro capítulo ao cantar confiante nos propósitos
dEle, no último.
Marcas do Passado – Lidando Biblicamente com a Dor do Abuso Sexual na Infância não só pondera sobre os fatos em si, a soberania de Deus, a dor e a vergonha das lembranças, como por meio das Escrituras oferece esperança àquelas mulheres que lutam com seus pensamentos quando voltam para esse passado sombrio. Será uma contribuição significativa, não só para que, as mulheres que passaram por essa dolorosa experiência aprendam a desfrutar da graça de Deus e caminhem para serem cada dia mais semelhantes a Cristo, mas também para que aqueles que as aconselham, sejam, por um lado, movidos por compaixão e, ao mesmo tempo, permaneçam focados nas Escrituras, ministrando com a segurança de que a Palavra de Deus é eficaz e poderosa não só para consolar, mas também, para transformar à imagem do Filho.