Descrição
Nossa Cultura… Ou O Que Restou Dela
Polêmicas. Tabus. Cultura. Arte. Sexo. Medicina. Política. Literatura. Atualidades. Estes são alguns dos temas que compõem este livro, uma reunião de 26 ensaios contundentes e também sensíveis, que lembram a obra de George Orwell e apresentam a lucidez de Theodore Dalrymple sobre a condição humana.
O autor se vale de interseções com a obra de Shakespeare, Virginia Woolf, Alfred Kinsey e Karl Marx, dentre outros pensadores e escritores, para abordar a tendência humana universal para a destruição; o colapso de hábitos e costumes; os efeitos de se tentar consagrar a felicidade pessoal como um direito político; a degradação dos relacionamentos pessoais depois da remoção de todas as restrições sexuais; o significado de barbárie e como ela vem invadindo o Ocidente. Da legalização das drogas ao desmoronamento do Islã, de adultos que insistem em permanecer na adolescência a jovens que se tornam adultos precocemente, pouca coisa escapa às observações de Dalrymple.
Ao mesmo tempo, o autor exalta mentes criativas que, com suas obras, dão exemplo poderes redentores da arte, e reafirma a importância de valores tradicionais como prudência, honestidade, moderação e polidez, contribuindo assim para nos ajudar a entender o papel crucial da literatura e da crítica para a nossa civilização.