Descrição
Neste livro Elaine Honorato analisa a prática pedagógica dos professores de Ensino Religioso em escolas públicas de Rio Branco, com o objetivo de verificar se a forma como essa prática é desenvolvida atende ao princípio legal da diversidade cultural religiosa do Brasil. Na análise levou à compreensão de que o princípio da diversidade cultural religiosa brasileira está presente na escola quando o professor não permite que sua crença religiosa influencie sua prática pedagógica. Do modo contrário, foi também observado que o princípio da diversidade cultural religiosa brasileira é relegado no momento em que o docente fundamenta sua prática pedagógica na religião que professa. Do conjunto de normas que regulamentam o Ensino Religioso no sistema público de ensino, localizado no estado do Acre, foi constatado que as orientações normativas têm traços característicos da religião cristã. Supõe-se que esses traços têm fundamento nas origens históricas e culturais que permeiam a educação brasileira, notadamente atrelada à denominação cristã. Desta forma, estes elementos no Ensino Religioso no Acre possibilitam inserir na escola uma prática pedagógica que ferem o princípio da diversidade cultural religiosa brasileira. Como conclusão, este princípio pode ser relegado na escola devido às raízes culturais que formam a identidade do sujeito, e essa influência cultural pode não ocorrer quando o professor consegue manter uma neutralidade na prática pedagógica, respeitando as crenças e as culturas presentes na escola.