Descrição
O Livro Do Gênesis
No meu trabalho de interpretação do Gênesis, a mensagem mais importante que este livro da Bíblia tem para nós e às gerações depois de nós é esta: Deus tem a ver com toda a nossa realidade. Todas as tentativas de confinar Deus de algum modo dentro de uma doutrina de Deus feita por nós, dentro de uma concepção de Deus que corresponda ao nosso modo de pensar, passam ao largo da realidade de Deus nos termos em que a Bíblia fala dele, cujo primeiro livro diz, em linguagem simples e monumental, que Deus criou o mundo todo e a humanidade toda e os tem em suas mãos até o dia de hoje e os manterá em suas mãos até o fim que ele próprio determinará.
Quem vivencia nossa época com os olhos abertos necessariamente verá que hoje as grandes ameaças são globais, colocando em risco toda a terra e toda a humanidade. Só poderemos encarar e enfrentar essas ameaças à criação da humanidade em nome de Deus se o fizermos pensando no todo, na totalidade de que fala a Bíblia em seu primeiro livro. Um egoísmo de grupo, não importa se de cunho político, religioso ou de outro tipo, não está à altura dessas ameaças.
Inclusive é só a partir do primeiro livro da Bíblia que a mensagem de Cristo, relatada pelo Novo Testamento, adquire o horizonte que corresponde à sua importância, ou seja, o horizonte que abrange a história da criação e a história da humanidade.