Descrição
A doutrina dos pactos é importante e ao mesmo tempo muito complicada. Mesmo os teólogos mais conservadores e eruditos têm, às vezes, opiniões diferentes sobre o assunto. Quando finalmente me animei a estudar essa doutrina, deparei-me com o livro de Samuel D. Renihan, O Mistério de Cristo: Seu Pacto e Seu Reino. Nele, não só encontrei grande concordância entre a posição do Dr. Renihan e o que descobri através dos meus estudos particulares, mas também a sua perícia no assunto acrescentou aos meus conhecimentos e me proporcionou uma clareza maior. Hoje, uma doutrina que uma vez me intimidou e me deixou perplexo tornou-se uma das verdades mais preciosas para mim e algo que anseio ensinar aos outros.
— Paul Washer
Pastor, fundador e diretor da Sociedade Missionária HeartCry
Recentemente, Sam Renihan tem servido bem à igreja em pelo menos duas frentes — uma histórica e a outra bíblica. Sua dissertação de doutorado publicada recentemente, From Shadow to Substance [Da sombra à substância], é uma excelente pesquisa histórica do desenvolvimento da teologia pactual batista particular (“calvinista”) do século XVII. Sua obra mais recente, O Mistério de Cristo, em certo sentido, é uma apresentação bíblica das questões abordadas em sua dissertação. O Mistério de Cristo é bem escrito, mostra amplo conhecimento dos assuntos discutidos sobre a teologia pactual por batistas e pedobatistas, baseia seus argumentos na exegese das Escrituras e na teologia, recupera antigos argumentos, apresenta um mapa coeso dos pactos encontradas nas Escrituras e, do começo ao fim, exalta o nosso Senhor Jesus Cristo, o último Adão. Acadêmico, mas nunca árido; exegético, mas nunca inflexível; pastoral e prático, sem jamais ser banal. Um livro excelente.
— Richard C. Barcellos
Pastor da Grace Reformed Baptist Church, Palmdale, CA, e professor associado de teologia exegética no IRBS Theological Seminary, Mansfield, TX. Ele é o autor de Getting the Garden Right: Adam’s Work, God’s Rest in Light of Christ e The Lord’s Supper as a Means of Grace: More than a Memory.