Descrição
O Princípio Regulador No Culto
O Princípio Regulador no Culto
Em dias como estes de tanta diversidade nas igrejas sobre como se deve cultuar a Deus, e sobre a forma do culto em si, convém que examinemos estes assuntos à luz do claro ensino da Palavra de Deus.
O autor deste opúsculo analisa pormenorizadamente a situação prevalecente na atualidade, compara-a com os conceitos e as práticas dos nossos grandes antepassados – os reformadores e os puritanos – e salienta o lamentável afastamento da simplicidade e biblícidade do culto que tem ocorrido ao longo dos anos, especialmente nestas últimas décadas do século XX.
Embora nos concite a voltar ao padrão simples e espiritual do culto, relevado nas escrituras, o autor prudentemente não aconselha um ”rompimento imediato e abrupto com toda e qualquer prática que, na nossa interpretação, não tenha fundamentação bíblica”.
Sobre o autor:
Paulo Roberto Batista Anglada é brasileiro, casado com Layse Gueiros e tem três filhos – Karis, Paulus e Anna Layse. Fez bacharelado em teologia no seminário Presbiteriano do norte (Recife), mestrado em teologia na Pothefstroom University for Christian Higher Education (África do Sul), e presentemente faz doutorado em ministério no Westminster Theological Seminary in California (EUA).
É pastor da Igreja Presbiteriana Central do pará, professor de grego e hermenêutica no seminário teológico Batista Equatorial e presidente da ARPAV – Associação Reformada Palavra da Verdade, na cidade de Belém.